O Que É Substantivo Epicenos?

Reza December 3, 2021
Substantivos Slidesadasdasdsa

Os substantivos epicenos são um tipo de substantivo que apresentam somente uma forma para designar machos e fêmeas. Eles não possuem uma distinção de gênero em sua forma, sendo utilizados para nomear tanto animais quanto plantas.

Características dos substantivos epicenos

Os substantivos epicenos possuem algumas características que os diferenciam dos demais tipos de substantivos. São elas:

  • Apresentam somente uma forma para designar machos e fêmeas;
  • Não possuem distinção de gênero em sua forma;
  • São utilizados para nomear tanto animais quanto plantas;
  • Podem ser acompanhados por adjetivos que indicam o sexo do ser vivo.

Exemplos de substantivos epicenos

Alguns exemplos de substantivos epicenos são:

  • O jacaré: pode ser utilizado para designar tanto o macho quanto a fêmea;
  • O cobra: não apresenta distinção de gênero, podendo ser utilizada para nomear tanto o macho quanto a fêmea;
  • O abacateiro: utilizado para nomear tanto a árvore macho quanto a fêmea;
  • O pardal: pode ser utilizado para designar tanto o macho quanto a fêmea da espécie.

Substantivos epicenos e o uso de adjetivos

Como os substantivos epicenos não possuem distinção de gênero em sua forma, é comum que sejam acompanhados por adjetivos que indiquem o sexo do ser vivo. Esses adjetivos são chamados de epicenos e concordam em gênero com o ser vivo.

Por exemplo, para indicar que estamos falando da fêmea do jacaré, podemos usar o adjetivo “fêmea” após o substantivo epiceno “jacaré”. Dessa forma, teríamos: “o jacaré fêmea”.

Substantivos epicenos e o uso de artigos

Os substantivos epicenos podem ser utilizados com artigos definidos (o, a) ou indefinidos (um, uma). No entanto, como não possuem uma forma específica para designar machos e fêmeas, o uso do artigo pode variar de acordo com o contexto.

For more information, please click the button below.

Por exemplo, se estamos falando de uma cobra que encontramos no jardim, podemos utilizar o artigo indefinido “uma”: “encontrei uma cobra no jardim”. No entanto, se estamos nos referindo a uma cobra específica que já foi mencionada anteriormente, podemos utilizar o artigo definido “a”: “a cobra que encontramos no jardim era venenosa”.

Conclusão

Os substantivos epicenos são um tipo de substantivo que não apresenta distinção de gênero em sua forma. Eles são utilizados para nomear tanto animais quanto plantas e podem ser acompanhados por adjetivos que indicam o sexo do ser vivo. Apesar de não possuírem uma forma específica para designar machos e fêmeas, podem ser utilizados com artigos definidos ou indefinidos de acordo com o contexto.

FAQs

1. Quais são os tipos de substantivos?

Existem vários tipos de substantivos, entre eles: comuns, próprios, primitivos, derivados, simples, compostos e coletivos.

2. Todos os animais e plantas podem ser nomeados por substantivos epicenos?

Nem todos os animais e plantas possuem substantivos epicenos. Alguns possuem formas específicas para designar machos e fêmeas, como é o caso do leão (leão e leoa).

3. Qual é a diferença entre substantivos epicenos e comuns de dois gêneros?

Os substantivos comuns de dois gêneros apresentam duas formas para designar machos e fêmeas, enquanto os substantivos epicenos apresentam somente uma forma para ambos os sexos.

Related video of o que é substantivo epicenos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait