O Que É Substantivo Epiceno?

Reza June 27, 2022
gramaticasustantivos epicenos Gramática, Sustantivo, Gramática española

Substantivo epiceno é um tipo de substantivo que se refere a seres vivos que não possuem distinção de gênero, ou seja, não é possível diferenciar se é masculino ou feminino apenas pelo nome. Esse tipo de substantivo é comum em diversas línguas, incluindo o português.

Exemplos de substantivos epicenos

Veja a seguir alguns exemplos de substantivos epicenos:

  • O jacaré
  • O crocodilo
  • O canguru
  • O mosquito
  • O elefante
  • O leão
  • O abutre
  • O coala
  • O gato
  • O cachorro

Perceba que em todos os exemplos acima, não é possível saber se o animal em questão é macho ou fêmea apenas pelo nome.

Diferença entre substantivo epiceno e substantivo comum de dois gêneros

É importante destacar que o substantivo epiceno é diferente do substantivo comum de dois gêneros. Enquanto o substantivo epiceno não possui distinção de gênero, o substantivo comum de dois gêneros apresenta uma única forma para designar seres de ambos os sexos, mas a partir dessa forma comum é possível formar palavras distintas para designar cada gênero.

Veja o exemplo abaixo:

  • O jornalista (masculino)
  • A jornalista (feminino)

No caso acima, o substantivo “jornalista” é um substantivo comum de dois gêneros, pois apresenta uma única forma para designar tanto o gênero masculino quanto o feminino. No entanto, a partir dessa forma é possível formar palavras distintas para cada um dos gêneros, ou seja, “jornalista” é a forma comum e a partir dela é possível formar “jornalista masculino” e “jornalista feminino”.

For more information, please click the button below.

Substantivos epicenos e a concordância nominal

Como os substantivos epicenos não apresentam distinção de gênero, é comum que haja dúvidas na hora de fazer a concordância nominal. Para resolver essa questão, é possível utilizar o artigo definido antes do substantivo, que pode ser “o” ou “a”, dependendo do gênero do ser que se está referindo.

Veja os exemplos:

  • O jacaré é um réptil perigoso.
  • A jacaré é uma fêmea de jacaré.
  • O elefante é um animal gigante.
  • A elefante é uma fêmea de elefante.

Perceba que no primeiro exemplo, utilizamos o artigo “o” antes de “jacaré”, pois estamos nos referindo a um jacaré macho. No segundo exemplo, utilizamos o artigo “a” antes de “jacaré”, pois estamos nos referindo a uma fêmea de jacaré.

Conclusão

O substantivo epiceno é um tipo de substantivo que se refere a seres vivos que não possuem distinção de gênero. Esse tipo de substantivo é comum em diversas línguas, incluindo o português. É importante não confundir o substantivo epiceno com o substantivo comum de dois gêneros, que apresenta uma única forma para designar seres de ambos os sexos, mas a partir dessa forma comum é possível formar palavras distintas para designar cada gênero. Na hora de fazer a concordância nominal, é possível utilizar o artigo definido antes do substantivo para indicar o gênero do ser a que se está referindo.

FAQs

1. Todos os substantivos de seres vivos são epicenos?

Não, nem todos os substantivos de seres vivos são epicenos. Existem alguns substantivos que apresentam distinção de gênero, como “o homem” e “a mulher”, por exemplo.

2. É possível utilizar pronomes pessoais para se referir a substantivos epicenos?

Sim, é possível utilizar pronomes pessoais para se referir a substantivos epicenos. Por exemplo, podemos dizer “ele” para nos referirmos a um jacaré, mesmo não sabendo se é macho ou fêmea apenas pelo nome.

3. Todos os animais que não apresentam distinção de gênero são substantivos epicenos?

Nem todos os animais que não apresentam distinção de gênero são substantivos epicenos. Existem alguns animais que apresentam distinção de gênero, mas que são designados por palavras diferentes, como “o touro” e “a vaca”, por exemplo.

Related video of o que é substantivo epiceno

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait