O Que É Pressuposto E Subentendido?

Reza June 16, 2022
PPT COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL PowerPoint Presentation, free

Pressuposto

O pressuposto é uma informação implícita que o interlocutor assume como verdadeira sem que seja explicitamente mencionada. É uma inferência que se faz a partir de uma informação já conhecida ou aceita.

Por exemplo, ao dizer “João parou de fumar”, pressupõe-se que João fumava anteriormente. A informação de que João fumava não é mencionada diretamente na frase, mas é inferida a partir da informação que é apresentada.

Os pressupostos podem ser divididos em dois tipos:

  • Pressupostos linguísticos: são aqueles que estão diretamente relacionados à estrutura da língua. Por exemplo, a frase “O cachorro da minha vizinha comeu meu tênis” pressupõe que a vizinha possui um cachorro.
  • Pressupostos pragmáticos: são aqueles que dependem do contexto em que a comunicação ocorre. Por exemplo, ao dizer “Você não quer ir ao cinema comigo?”, pressupõe-se que o interlocutor tem a possibilidade de ir ao cinema.

Subentendido

O subentendido é uma informação que não é expressa na comunicação, mas que pode ser inferida a partir do contexto em que a comunicação ocorre. Diferentemente do pressuposto, o subentendido não é uma informação que o interlocutor assume como verdadeira, mas sim uma informação que ele deduz a partir do que é dito.

Por exemplo, ao dizer “O João está com sono”, subentende-se que é tarde da noite ou que João dormiu pouco na noite anterior. A informação de que é tarde da noite ou que João dormiu pouco não está expressa na frase, mas pode ser inferida a partir do contexto.

Os subentendidos podem ser divididos em dois tipos:

For more information, please click the button below.
  • Subentendidos por implicação: são aqueles que são deduzidos a partir do que é dito. Por exemplo, ao dizer “O João está com fome”, subentende-se que ele quer comer algo.
  • Subentendidos por pressuposição: são aqueles que são deduzidos a partir de informações pressupostas. Por exemplo, ao dizer “O João não fuma mais”, subentende-se que ele fumava anteriormente.

Diferenças entre Pressuposto e Subentendido

Embora sejam conceitos semelhantes, o pressuposto e o subentendido apresentam diferenças importantes. Enquanto o pressuposto é uma informação implícita que o interlocutor assume como verdadeira, o subentendido é uma informação deduzida a partir do contexto da comunicação.

Outra diferença importante é que o pressuposto pode ser identificado por meio da análise da estrutura da língua, enquanto o subentendido depende do contexto em que a comunicação ocorre.

Exemplos de Pressupostos e Subentendidos

Para ilustrar melhor os conceitos de pressuposto e subentendido, veja alguns exemplos a seguir:

  • Pressuposto: “A Maria vai à praia amanhã”. Pressupõe-se que Maria tem a intenção de ir à praia.
  • Subentendido por implicação: “O João está com sede”. Subentende-se que ele quer beber algo.
  • Subentendido por pressuposição: “O Pedro não vai à festa”. Subentende-se que há uma festa acontecendo.
  • Pressuposto linguístico: “O carro está sem gasolina”. Pressupõe-se que o carro possui um tanque de gasolina.
  • Pressuposto pragmático: “Você não quer jantar comigo hoje?”. Pressupõe-se que o interlocutor tem a possibilidade de jantar.

Por que é importante entender os conceitos de Pressuposto e Subentendido?

O entendimento dos conceitos de pressuposto e subentendido é importante para a comunicação efetiva. Ao compreender o que é implícito em uma mensagem, é possível evitar mal-entendidos e garantir que a mensagem seja compreendida da maneira correta.

Além disso, o conhecimento desses conceitos pode ajudar a identificar informações importantes que não foram expressas na comunicação, o que pode ser útil em diversas situações, como na negociação de contratos, na resolução de conflitos e na tomada de decisões.

Exercícios para Praticar

Para praticar o entendimento dos conceitos de pressuposto e subentendido, tente identificar as informações implícitas nas seguintes frases:

  • Pressuposto: “A Paula está grávida”.
  • Subentendido por implicação: “O João comprou um livro”.
  • Subentendido por pressuposição: “O Carlos não come carne”.
  • Pressuposto linguístico: “A porta está aberta”.
  • Pressuposto pragmático: “Você não quer sair para jantar hoje?”.

Conclusão

O pressuposto e o subentendido são conceitos importantes para a comunicação efetiva. Embora sejam conceitos semelhantes, apresentam diferenças importantes, como a forma como são inferidos e identificados. O entendimento desses conceitos pode ajudar a evitar mal-entendidos e identificar informações importantes que não foram expressas na comunicação.

FAQs

1. O que é implicação?

A implicação é um tipo de subentendido que é deduzido a partir do que é dito. Por exemplo, ao dizer “O João está com fome”, subentende-se que ele quer comer algo.

2. Como identificar um pressuposto?

Um pressuposto pode ser identificado por meio da análise da estrutura da língua. É uma informação implícita que o interlocutor assume como verdadeira sem que seja explicitamente mencionada.

3. Qual a diferença entre pressuposto linguístico e pragmático?

O pressuposto linguístico está diretamente relacionado à estrutura da língua, enquanto o pressuposto pragmático depende do contexto em que a comunicação ocorre.

Related video of o que é pressuposto e subentendido

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait