O Que É Perimetria Corporal?

Reza February 10, 2022
Como medir os perímetros corporais?

A perimetria corporal é uma técnica utilizada para medir as circunferências corporais em pontos específicos do corpo. Essa técnica é utilizada para avaliar o tamanho dos membros, a gordura corporal e também para acompanhar a evolução de tratamentos médicos ou de exercícios físicos.

Como a perimetria corporal é realizada?

A perimetria corporal é realizada com uma fita métrica flexível e inelástica, geralmente de fibra de vidro. O paciente fica em pé, com o corpo ereto e os membros relaxados, enquanto o avaliador mede as circunferências em pontos específicos do corpo.

Os pontos de medição são determinados de acordo com o objetivo da avaliação. Para avaliar a gordura corporal, geralmente são medidos a circunferência da cintura, do abdômen, do quadril, das coxas e dos braços. Já para avaliar a evolução de tratamentos médicos ou de exercícios físicos, pode-se medir a circunferência dos membros superiores e inferiores, da cintura e do abdômen.

Qual é a importância da perimetria corporal?

A perimetria corporal é uma ferramenta importante para avaliar a saúde e o bem-estar do paciente. Ela pode ser utilizada para:

  • Avaliar a gordura corporal: A medida da circunferência da cintura, por exemplo, é um indicativo do acúmulo de gordura visceral, que está relacionado a um maior risco de doenças cardiovasculares e diabetes;
  • Acompanhar a evolução de tratamentos médicos: A perimetria corporal pode ser utilizada para avaliar a eficácia de tratamentos médicos, como a redução da circunferência abdominal em pacientes com esteatose hepática não alcoólica;
  • Acompanhar a evolução de exercícios físicos: A perimetria corporal pode ser utilizada para acompanhar a evolução de exercícios físicos, como o ganho de massa muscular em praticantes de musculação.

Quais são os pontos de medição da perimetria corporal?

Os pontos de medição da perimetria corporal podem variar de acordo com o objetivo da avaliação. No entanto, alguns pontos de medição são comuns em diversas avaliações. São eles:

  • Circunferência da cabeça;
  • Circunferência do pescoço;
  • Circunferência do braço (relaxado ou contraído);
  • Circunferência do antebraço (relaxado ou contraído);
  • Circunferência do punho;
  • Circunferência da cintura (na altura do umbigo);
  • Circunferência do quadril (na altura dos trocânteres);
  • Circunferência da coxa (na altura do terço médio);
  • Circunferência da perna (na altura do terço médio).

Como interpretar os resultados da perimetria corporal?

Os resultados da perimetria corporal devem ser interpretados de acordo com o objetivo da avaliação. No entanto, em geral, quanto maior a circunferência, maior o acúmulo de gordura corporal.

For more information, please click the button below.

A circunferência da cintura, por exemplo, é um indicativo do acúmulo de gordura visceral, que está relacionado a um maior risco de doenças cardiovasculares e diabetes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a circunferência da cintura deve ser menor que 94 cm em homens e menor que 80 cm em mulheres. Já a circunferência do quadril é um indicativo do acúmulo de gordura subcutânea, que não está relacionado a um maior risco de doenças cardiovasculares e diabetes.

Além disso, a perimetria corporal também pode ser utilizada para avaliar a simetria corporal, que é a igualdade das medidas dos membros direito e esquerdo. A assimetria pode indicar algum desequilíbrio muscular ou ósseo.

Quais são as limitações da perimetria corporal?

A perimetria corporal é uma técnica simples e de baixo custo, mas possui algumas limitações. Entre elas, estão:

  • Não avalia a composição corporal: A perimetria corporal não é capaz de distinguir entre gordura e massa muscular. Portanto, uma pessoa com a mesma circunferência abdominal pode ter uma composição corporal diferente;
  • Variações intra e interobservador: As medidas podem variar de acordo com o avaliador e também de acordo com o momento em que são realizadas;
  • Não avalia a distribuição da gordura corporal: A perimetria corporal não é capaz de avaliar a distribuição da gordura corporal, que pode ser centralizada (no abdômen) ou periférica (nos membros).

Conclusão

A perimetria corporal é uma técnica utilizada para medir as circunferências corporais em pontos específicos do corpo. Essa técnica é utilizada para avaliar a gordura corporal, a simetria corporal e também para acompanhar a evolução de tratamentos médicos ou de exercícios físicos. No entanto, a perimetria corporal possui algumas limitações e os resultados devem ser interpretados de acordo com o objetivo da avaliação.

FAQs

1. A perimetria corporal substitui a avaliação da composição corporal?

Não, a perimetria corporal não substitui a avaliação da composição corporal. A perimetria corporal é uma técnica simples e de baixo custo, mas não é capaz de distinguir entre gordura e massa muscular.

2. A perimetria corporal é dolorosa?

Não, a perimetria corporal não é dolorosa. A medição é realizada com uma fita métrica flexível e inelástica, sem a aplicação de nenhum tipo de pressão sobre o corpo.

3. A perimetria corporal pode ser realizada por qualquer pessoa?

A perimetria corporal pode ser realizada por profissionais de saúde capacitados. A técnica requer conhecimento sobre os pontos de medição e a interpretação dos resultados.

Related video of o que é perimetria corporal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait