O Que É Pensamento Mítico?

Reza July 6, 2022
O pensamento mítico

O pensamento mítico é uma forma de pensamento que se baseia em mitos, lendas e histórias fantásticas para explicar o mundo e a realidade que nos cerca. É uma forma de pensamento que se desenvolveu nas culturas antigas e que ainda é muito presente em algumas sociedades e religiões.

Origens do Pensamento Mítico

O pensamento mítico tem suas origens nas culturas antigas, nas quais as pessoas acreditavam que os deuses eram responsáveis por tudo o que acontecia na vida. As histórias e lendas que contavam sobre os deuses eram usadas para explicar os fenômenos naturais, as doenças, as guerras e o sucesso ou fracasso nas colheitas.

Essas histórias eram passadas de geração em geração e se tornavam parte integrante da cultura desses povos. Com o tempo, as histórias se transformaram em mitos e lendas, e as pessoas passaram a acreditar que essas histórias eram verdadeiras.

Características do Pensamento Mítico

O pensamento mítico tem algumas características que o diferenciam do pensamento racional e científico:

1. Uso de histórias e mitos para explicar a realidade

No pensamento mítico, as histórias e mitos são usados para explicar a realidade, em vez de evidências científicas ou lógicas. Essas histórias são aceitas como verdades absolutas e não são questionadas.

2. Crença na intervenção divina

No pensamento mítico, acredita-se que os deuses ou seres divinos têm uma influência direta sobre a vida das pessoas. As pessoas acreditam que suas vidas são controladas pelos deuses e que os deuses podem intervir em suas vidas a qualquer momento.

For more information, please click the button below.

3. Visão dualista do mundo

No pensamento mítico, o mundo é visto de forma dualista, ou seja, existe uma separação clara entre o bem e o mal, o céu e o inferno, o divino e o mundano. Essa visão dualista é usada para explicar a existência do bem e do mal no mundo.

Exemplos de Pensamento Mítico

O pensamento mítico é ainda muito presente em algumas sociedades e religiões. Alguns exemplos incluem:

1. Religiões politeístas

As religiões politeístas, como a religião grega antiga e a religião egípcia, são baseadas em mitos e histórias sobre os deuses. Essas religiões acreditam que os deuses têm uma influência direta sobre a vida das pessoas e que suas histórias e lendas são verdades absolutas.

2. Contos de fadas

Os contos de fadas são histórias que foram criadas para ensinar lições morais e éticas para as crianças. Essas histórias são baseadas em mitos e lendas e muitas vezes apresentam personagens sobrenaturais, como fadas, bruxas e animais falantes.

3. Astrologia

A astrologia é uma prática que acredita que as posições dos planetas e estrelas podem influenciar a personalidade e o destino das pessoas. Essa prática é baseada em mitos e histórias sobre os deuses e os planetas.

Críticas ao Pensamento Mítico

O pensamento mítico tem sido criticado por não ser baseado em evidências científicas ou lógicas. Essa forma de pensamento pode levar a crenças irracionais e superstições, que podem prejudicar o progresso humano.

Além disso, o pensamento mítico pode levar a conflitos e divisões entre as pessoas, especialmente quando as crenças de uma cultura entram em conflito com as crenças de outra cultura.

Conclusão

O pensamento mítico é uma forma de pensamento que se baseia em mitos, lendas e histórias fantásticas para explicar o mundo e a realidade que nos cerca. Essa forma de pensamento tem suas origens nas culturas antigas e ainda é muito presente em algumas sociedades e religiões. No entanto, o pensamento mítico tem sido criticado por não ser baseado em evidências científicas ou lógicas, e por levar a crenças irracionais e superstições.

FAQs

1. O pensamento mítico é válido?

O pensamento mítico não é baseado em evidências científicas ou lógicas, e é frequentemente criticado por levar a crenças irracionais e superstições. No entanto, o pensamento mítico ainda é muito presente em algumas sociedades e religiões, e pode ter valor como uma forma de arte e cultura.

2. Como o pensamento mítico é usado hoje em dia?

O pensamento mítico é usado hoje em dia em algumas sociedades e religiões, como uma forma de explicar a realidade e a vida das pessoas. Além disso, o pensamento mítico é usado em obras de arte e literatura, como contos de fadas e mitos modernos.

3. O que é mitologia?

Mitologia é o estudo dos mitos e lendas de uma cultura ou religião. A mitologia inclui histórias e lendas sobre os deuses e heróis dessas culturas, e é usada para explicar a realidade e a vida das pessoas.

Related video of o que é pensamento mitico

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait