O Que É Órgão Expedidor Na Cnh?

Reza April 25, 2022
Onde fica o Órgão emissor na CNH UF do Órgão expedidor da Habilitação 2023

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento importante para quem deseja dirigir um veículo. Ela é emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado do Brasil. Mas, além do Detran, há um outro órgão que é responsável por expedir a CNH, o chamado órgão expedidor.

O que é órgão expedidor?

O órgão expedidor é a instituição responsável por emitir um documento de identificação, como a CNH. Esse órgão é responsável por verificar e registrar as informações do indivíduo, além de emitir o documento com base nesses dados. No caso da CNH, o órgão expedidor é o departamento de trânsito do estado.

Qual a importância do órgão expedidor na CNH?

O órgão expedidor é responsável por garantir a autenticidade da CNH. Isso significa que ele deve verificar todas as informações fornecidas pelo candidato à habilitação, como nome, data de nascimento, RG e CPF, além de certificar-se de que o indivíduo cumpriu todos os requisitos para obter a CNH.

Além disso, é importante que o órgão expedidor mantenha um registro atualizado de todas as CNHs emitidas em seu estado. Isso ajuda a prevenir fraudes e a identificar motoristas que tenham cometido infrações de trânsito.

Como encontrar o órgão expedidor na CNH?

O órgão expedidor está localizado no campo 10 da CNH. Esse campo é identificado pela sigla UF, que significa Unidade Federativa. Ao lado da sigla, é informado o nome do órgão expedidor, que pode variar de acordo com o estado. Por exemplo:

  • Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo)
  • Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro)
  • Destran-CE (Departamento Estadual de Trânsito do Ceará)

Quais são os documentos necessários para obter a CNH?

Para obter a CNH, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:

For more information, please click the button below.
  • Documento de identificação (RG ou outro documento com foto)
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de pagamento das taxas

Além disso, é necessário passar por exames médicos e psicológicos, fazer aulas teóricas e práticas e passar por um exame de direção.

Conclusão

O órgão expedidor é um elemento importante na emissão da CNH. É responsável por verificar as informações do candidato, emitir o documento e mantê-lo registrado em seu estado. É importante que o órgão mantenha um controle rigoroso sobre as CNHs emitidas, a fim de prevenir fraudes e garantir a segurança no trânsito.

FAQs

1. Qual a diferença entre o Detran e o órgão expedidor?

O Detran é o departamento de trânsito do estado e é responsável pela fiscalização e regulamentação do trânsito. Já o órgão expedidor é responsável por emitir a CNH, que é um documento necessário para dirigir. Embora possam ser instituições diferentes, em alguns estados o Detran também é o órgão expedidor.

2. O que fazer se o órgão expedidor na CNH estiver incorreto?

Se o órgão expedidor estiver incorreto na CNH, é importante entrar em contato com o Detran do seu estado para corrigir a informação. Isso pode ser feito através do site do Detran ou pessoalmente em uma unidade de atendimento.

3. É possível ter mais de uma CNH com diferentes órgãos expedidores?

Não, é proibido ter mais de uma CNH válida. Se um indivíduo obtiver a CNH em outro estado, ele deve entregá-la ao Detran do estado onde reside. Caso contrário, estará sujeito a penalidades, como multas e suspensão da CNH.

Related video of o'que é orgao expedidor na cnh

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait