O Que É Oiapoque E Onde Se Situa?

Reza August 26, 2022
Banana na Marmita Do Oiapoque ao Chuí

Oiapoque é uma cidade brasileira localizada no extremo norte do país, no estado do Amapá. Ela é a cidade mais ao norte do Brasil e faz fronteira com a Guiana Francesa. O nome da cidade é um termo de origem indígena que significa “lugar de água parada”.

Localização

Oiapoque está situada na região amazônica, a uma distância aproximada de 590 km da capital do Amapá, Macapá. Ela está localizada na margem direita do rio Oiapoque, que é a fronteira natural entre o Brasil e a Guiana Francesa.

A cidade é acessível apenas por via terrestre e fluvial, pois não há aeroporto na cidade. A principal via de acesso é a BR-156, que liga Oiapoque a Macapá. Além disso, é possível chegar à cidade de barco, através do rio Oiapoque.

História

A região onde hoje está localizada a cidade de Oiapoque era habitada por diversas tribos indígenas, como os Wayana, Palikur, Galibi e Karipuna. Com a chegada dos europeus na região, a partir do século XVII, houve um processo de colonização e exploração da região pelos franceses.

Em 1900, o governo brasileiro estabeleceu um posto militar na região, com o objetivo de reafirmar a soberania do país sobre o território. A partir daí, começou um processo de ocupação da região e a cidade de Oiapoque foi fundada em 1945.

Economia

A economia de Oiapoque é baseada principalmente na pesca artesanal, na agricultura familiar e no comércio. Além disso, a cidade recebe muitos turistas que vêm visitar a região amazônica e a fronteira com a Guiana Francesa.

For more information, please click the button below.

Outra atividade econômica importante na região é a extração de ouro, que tem sido explorada desde a época da colonização francesa. No entanto, a atividade é ilegal e causa impactos ambientais negativos na região.

Atrações turísticas

Oiapoque é uma cidade que oferece diversas atrações turísticas para os visitantes. Algumas das principais são:

  • Praia do Caju, que é uma das principais praias da cidade e é muito frequentada pelos moradores locais;
  • Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, que é uma unidade de conservação localizada na região e é considerado o maior parque de floresta tropical contínua do mundo;
  • Casa do Artesão, que é um espaço onde os visitantes podem conhecer e comprar artesanatos produzidos pelos moradores locais;
  • Feira do Produtor, que é realizada aos domingos e é uma oportunidade para os visitantes conhecerem e comprarem produtos típicos da região, como frutas, verduras, peixes e artesanatos;
  • Visita à Guiana Francesa, que é possível através de uma ponte que liga a cidade de Oiapoque à cidade de Saint-Georges, na Guiana Francesa. Os visitantes podem conhecer a cultura e a gastronomia do país vizinho.

Conclusão

Oiapoque é uma cidade brasileira localizada no extremo norte do país, na fronteira com a Guiana Francesa. Ela oferece diversas atrações turísticas para os visitantes, como praias, parques naturais e feiras de produtos típicos da região. Além disso, a cidade tem uma economia baseada principalmente na pesca, na agricultura e no comércio.

FAQs

O que significa o nome Oiapoque?

Oiapoque é um termo de origem indígena que significa “lugar de água parada”.

Qual é a principal via de acesso à cidade de Oiapoque?

A principal via de acesso é a BR-156, que liga Oiapoque a Macapá.

O que é possível conhecer na Guiana Francesa a partir de Oiapoque?

É possível conhecer a cultura e a gastronomia do país vizinho, além de fazer compras em lojas e supermercados.

Related video of o que é oiapoque e onde se situa

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait