O Que É Livro Paradidático?

Reza June 3, 2021
12 LIVROS PARADIDÁTICOS INFANTIL CÓD. 01 OLIVER LEILÕES

Os livros paradidáticos são aqueles que são utilizados como complemento do ensino em sala de aula. Eles têm como objetivo auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, oferecendo conteúdos extras e atividades que possam enriquecer o conhecimento adquirido em sala de aula.

Características do livro paradidático

Os livros paradidáticos possuem algumas características específicas que os diferenciam de outros tipos de livros. Algumas dessas características são:

  • São voltados para a educação e o ensino;
  • Contém atividades e exercícios relacionados ao conteúdo estudado em sala de aula;
  • Visam aprofundar o conhecimento do aluno sobre determinados temas;
  • Possuem linguagem acessível e didática;
  • Podem ter ilustrações e outros recursos visuais que facilitem a compreensão do conteúdo;
  • Podem ser utilizados em diferentes disciplinas, como português, matemática, história, geografia, ciências, entre outras.

Importância do livro paradidático

O livro paradidático é uma ferramenta importante para o processo de aprendizagem do aluno, pois ele oferece conteúdos extras e atividades que podem enriquecer o conhecimento adquirido em sala de aula. Além disso, o livro paradidático estimula a leitura e a compreensão de diferentes tipos de textos, contribuindo para a formação de um leitor crítico e consciente.

O uso do livro paradidático também pode ajudar o aluno a desenvolver habilidades como a interpretação de texto, a argumentação e a reflexão crítica sobre determinados temas. Além disso, o livro paradidático pode ser utilizado pelos professores como um recurso pedagógico para diversificar as atividades em sala de aula e tornar o processo de ensino mais dinâmico e interessante.

Exemplos de livro paradidático

Existem diversos tipos de livros paradidáticos, cada um voltado para uma disciplina específica ou para um tema determinado. Alguns exemplos de livros paradidáticos são:

  • “O Diário de Anne Frank”, de Anne Frank;
  • “Dom Casmurro – Edição comentada”, de Machado de Assis;
  • “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel;
  • “História Geral da África”, da UNESCO;
  • “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin;
  • “Manual do Mundo – 50 experimentos para fazer em casa”, de Iberê Thenório e Mariana Fulfaro.

Conclusão

O livro paradidático é uma ferramenta importante para o processo de aprendizagem do aluno, pois ele oferece conteúdos extras e atividades que podem enriquecer o conhecimento adquirido em sala de aula. Além disso, o livro paradidático pode ajudar a desenvolver habilidades como a interpretação de texto, a argumentação e a reflexão crítica sobre determinados temas.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual a diferença entre o livro paradidático e o livro didático?

O livro didático é aquele utilizado como principal recurso de ensino em sala de aula, enquanto o livro paradidático é utilizado como complemento do ensino, oferecendo conteúdos extras e atividades que possam enriquecer o conhecimento adquirido em sala de aula.

2. Quem define qual livro paradidático será utilizado em sala de aula?

O professor é quem escolhe qual livro paradidático será utilizado em sala de aula, levando em consideração o conteúdo programático da disciplina e as necessidades dos alunos.

3. O livro paradidático é obrigatório?

Não, o livro paradidático não é obrigatório, mas é recomendado como uma ferramenta que pode auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos.

Related video of o que é livro paradidático

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait