O Que É Cbo Da Função?

Reza March 14, 2023
FP1756CBO Função incorreta na folha de pagamento Base de

Para entender o que é CBO da função, é preciso primeiro entender o que é CBO. CBO é a sigla para Classificação Brasileira de Ocupações, que é um sistema de classificação de profissões criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O objetivo da CBO é organizar e padronizar as informações sobre as ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro. A classificação é baseada nas atividades e tarefas que cada profissional realiza em seu trabalho, bem como nas competências necessárias para o desempenho da função.

Com base na CBO, é possível identificar as características de cada ocupação, como, por exemplo, as habilidades e conhecimentos necessários para exercer determinada função, o salário médio pago para aquele cargo, a carga horária de trabalho, entre outras informações.

Quando falamos em CBO da função, estamos nos referindo à classificação da ocupação exercida pelo trabalhador em sua empresa. Ou seja, é uma forma de identificar qual é a função que aquele profissional desempenha dentro da organização, de acordo com a CBO.

Como funciona a CBO?

A CBO é dividida em quatro níveis hierárquicos, que organizam as ocupações de acordo com a complexidade das atividades realizadas e das competências requeridas para o desempenho da função. São eles:

  • Nível 1: grupos ocupacionais;
  • Nível 2: famílias ocupacionais;
  • Nível 3: subfamílias ocupacionais;
  • Nível 4: ocupações.

No nível mais alto da CBO, temos os grupos ocupacionais, que são compostos por diversas famílias ocupacionais. Cada família ocupacional, por sua vez, abrange diversas subfamílias ocupacionais, que são compostas pelas ocupações propriamente ditas.

For more information, please click the button below.

Por exemplo, o grupo ocupacional de “Profissionais das ciências e das artes” inclui as famílias ocupacionais de “Profissionais das ciências exatas e naturais” e “Profissionais das ciências sociais e humanas”. A família ocupacional de “Programadores de computador” faz parte da subfamília ocupacional de “Profissionais de tecnologia da informação” e, por fim, a ocupação de “Programador de sistemas de informação” é uma das ocupações que fazem parte dessa subfamília ocupacional.

Cada ocupação possui um código próprio na CBO, que é composto por sete dígitos. Os dois primeiros dígitos indicam o nível hierárquico da ocupação (grupo, família, subfamília ou ocupação), enquanto os cinco últimos dígitos são únicos para cada ocupação.

Qual a importância da CBO da função?

A CBO da função é importante principalmente para o empregador e para o trabalhador. Isso porque ela permite que ambos tenham uma visão clara das atividades que devem ser desempenhadas pelo profissional em determinado cargo, bem como das competências e habilidades necessárias para o seu desempenho.

Para o empregador, a CBO da função é útil na hora de criar as descrições de cargo, que são documentos que descrevem as atividades, responsabilidades e requisitos de cada posição na empresa. Com base na CBO, é possível elaborar descrições de cargo mais precisas e alinhadas com as exigências do mercado de trabalho.

Além disso, a CBO da função também é importante para a gestão de recursos humanos da empresa, já que ela pode ser utilizada como base para a criação de planos de carreira, programas de treinamento e desenvolvimento, avaliações de desempenho, entre outras atividades relacionadas ao gerenciamento de pessoas.

Para o trabalhador, a CBO da função é útil na hora de buscar informações sobre o mercado de trabalho e sobre as oportunidades de carreira disponíveis para ele. Com base na CBO, é possível identificar quais são as habilidades e competências mais demandadas pelo mercado em determinada área, além de conhecer as possibilidades de crescimento profissional dentro da sua carreira.

Como descobrir a CBO da minha função?

Para descobrir a CBO da sua função, você pode consultar a tabela de ocupações da CBO disponível no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A tabela é dividida em grupos ocupacionais, famílias ocupacionais, subfamílias ocupacionais e ocupações, e permite que você encontre o código da CBO correspondente à sua função.

Além disso, é possível consultar a CBO da função diretamente com o empregador ou com o departamento de recursos humanos da empresa em que você trabalha. Eles devem ter essa informação disponível e podem fornecê-la a você caso necessário.

Quais são os benefícios de utilizar a CBO da função?

Utilizar a CBO da função traz diversos benefícios tanto para o empregador quanto para o trabalhador. Alguns dos principais benefícios são:

  • Padronização das informações sobre as ocupações existentes no mercado de trabalho;
  • Maior clareza e precisão na descrição das atividades, responsabilidades e requisitos de cada cargo;
  • Maior facilidade na gestão de recursos humanos, com base em uma classificação padronizada e reconhecida pelo mercado;
  • Maior transparência na divulgação de informações sobre as oportunidades de carreira existentes em determinada área;
  • Maior facilidade para os trabalhadores encontrarem informações sobre as habilidades e competências mais demandadas pelo mercado em sua área de atuação.

Conclusão

Em resumo, a CBO da função é uma classificação utilizada para identificar a ocupação exercida pelo trabalhador em sua empresa, com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Ela é útil tanto para o empregador quanto para o trabalhador, pois permite uma melhor compreensão das atividades, responsabilidades e competências necessárias para o desempenho de cada função, além de facilitar a gestão de recursos humanos e a identificação de oportunidades de carreira.

FAQs

O que é CBO?

CBO é a sigla para Classificação Brasileira de Ocupações, que é um sistema de classificação de profissões criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Como funciona a CBO?

A CBO é dividida em quatro níveis hierárquicos, que organizam as ocupações de acordo com a complexidade das atividades realizadas e das competências requeridas para o desempenho da função. São eles: grupos ocupacionais, famílias ocupacionais, subfamílias ocupacionais e ocupações.

Qual a importância da CBO da função?

A CBO da função é importante para o empregador e para o trabalhador, pois permite uma melhor compreensão das atividades, responsabilidades e competências necessárias para o desempenho de cada função, além de facilitar a gestão de recursos humanos e a identificação de oportunidades de carreira.

Related video of o que é cbo da função

https://youtube.com/watch?v=9eEMvoXcXCo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait