O Que É Caxangá Da Música Escravos De Jó?

Reza January 19, 2022
Música infantil Escravos de Jò para imprimir SÓ ESCOLA

A música “Escravos de Jó” é uma canção tradicional infantil brasileira que tem sido cantada por gerações. A música é bem conhecida e popular entre crianças, mas poucas pessoas sabem que há um estilo de dança que acompanha a música. Esse estilo é chamado de caxangá, que é um ritmo originário da região Nordeste do Brasil.

O que é caxangá?

Caxangá é um ritmo musical e dança originários do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. A palavra “caxangá” vem do dialeto quimbundo, que é uma língua bantu falada em Angola. Na língua quimbundo, “caxangá” significa “muito barulho”.

O ritmo do caxangá é caracterizado por uma batida forte e sincopada, que é criada por uma combinação de instrumentos de percussão, incluindo o ganzá (um tipo de chocalho), o agogô (um tipo de sino) e o atabaque (um tambor de mão).

A dança do caxangá é realizada em uma roda, com os dançarinos se movendo em torno das batidas do ritmo. Os passos da dança são simples e envolvem movimentos de pé e corpo.

O que é música “Escravos de Jó”?

A música “Escravos de Jó” é uma canção infantil tradicional brasileira que tem sido cantada por gerações. A música é uma brincadeira que envolve a coordenação motora e a velocidade das mãos.

A letra da música é a seguinte:

For more information, please click the button below.

Escravos de Jó jogavam caxangá,
Tira, bota, deixa o zé pereira ficar,
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.

Ao cantar a música, as crianças se sentam em uma roda e batem palmas enquanto cantam. Quando a música chega à parte “Tira, bota, deixa o zé pereira ficar”, as crianças começam a passar um objeto, como uma bola ou um brinquedo, de mão em mão, enquanto continuam a bater palmas e cantar.

Como o caxangá está relacionado com a música “Escravos de Jó”?

A música “Escravos de Jó” é frequentemente acompanhada pelo ritmo do caxangá. Na dança do caxangá, os dançarinos se movem em torno de uma roda enquanto batem palmas e seguem as batidas do ritmo.

Na música “Escravos de Jó”, as crianças cantam enquanto batem palmas e passam um objeto de mão em mão. Essa ação pode ser vista como uma forma de imitar a dança do caxangá, onde os dançarinos se movem em torno de uma roda, passando por baixo dos braços uns dos outros enquanto batem palmas e seguem as batidas do ritmo.

Conclusão

O caxangá é um ritmo musical e dança originários do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. A palavra “caxangá” vem do dialeto quimbundo e significa “muito barulho”. A dança é realizada em uma roda e é acompanhada por uma batida forte e sincopada criada por uma combinação de instrumentos de percussão.

A música “Escravos de Jó” é uma canção tradicional infantil brasileira que tem sido cantada por gerações. A música é frequentemente acompanhada pelo ritmo do caxangá, que é visto como uma forma de imitar a dança do caxangá. Na música, as crianças cantam enquanto batem palmas e passam um objeto de mão em mão, enquanto seguem as batidas do ritmo.

FAQs

1. O que é o zé pereira na música “Escravos de Jó”?

O “zé pereira” é um personagem que é mencionado na letra da música “Escravos de Jó”. Na letra, o zé pereira é mencionado como alguém que deve ser deixado em paz, para que possa “ficar” (ou seja, permanecer) em sua posição. O personagem do zé pereira é frequentemente associado a festas populares no Brasil, onde é comum ter desfiles de rua com bandas de música e danças.

2. Qual é a origem da música “Escravos de Jó”?

A origem exata da música “Escravos de Jó” é desconhecida, mas é considerada uma canção tradicional infantil brasileira que tem sido cantada por gerações. A música tem uma letra simples e uma melodia fácil de lembrar, o que ajudou a torná-la popular entre crianças de todas as idades.

3. O caxangá é usado apenas na música “Escravos de Jó”?

Não, o caxangá é um ritmo musical e dança que é usado em muitas outras músicas e danças no Brasil. O ritmo é popular em todo o Nordeste do Brasil e é frequentemente usado em festas e celebrações populares. O caxangá é caracterizado por uma batida forte e sincopada e é criado por uma combinação de instrumentos de percussão, incluindo o ganzá, o agogô e o atabaque.

Related video of o que é caxangá da música escravos de jó

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait