O Que É Beatitude Na Bíblia

Reza January 20, 2023
The Beatitudes Explained What Are the Beatitudes? Beatitudes, What

A palavra “beatitude” vem do latim “beatus”, que significa “feliz” ou “bem-aventurado”. Na Bíblia, a beatitude é uma forma de expressar felicidade, uma bem-aventurança, um estado de graça e paz interior que é alcançado por meio da virtude e da obediência a Deus. As bem-aventuranças são um conjunto de oito declarações de Jesus Cristo no Sermão da Montanha, que descrevem as características de um verdadeiro discípulo e a recompensa que ele receberá no céu.

As oito bem-aventuranças

As oito bem-aventuranças são:

  1. “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus.”
  2. “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.”
  3. “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.”
  4. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.”
  5. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.”
  6. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.”
  7. “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”
  8. “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus.”

Significado das bem-aventuranças

Cada uma das bem-aventuranças tem um significado profundo e uma mensagem para os cristãos. Vamos analisar cada uma delas:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus.

Os “pobres de espírito” são aqueles que reconhecem sua dependência de Deus e sua necessidade de salvação. Eles não confiam em suas próprias habilidades ou recursos, mas colocam sua fé em Deus e em sua providência. Eles sabem que sua verdadeira riqueza está no céu, não na terra.

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Os que “choram” são aqueles que sofrem e experimentam a dor e a tristeza da vida. Jesus promete que eles serão consolados, não apenas nesta vida, mas também na próxima. Deus é o consolador dos que sofrem e os que confiam nele encontrarão paz e conforto em meio às dificuldades.

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Os “mansos” são aqueles que têm um espírito humilde e submisso. Eles não são arrogantes ou orgulhosos, mas reconhecem a autoridade de Deus e dos outros. Eles são gentis e pacíficos em suas relações com os outros e confiam em Deus para protegê-los e prover para eles. Jesus promete que eles herdarão a terra, ou seja, receberão a bênção de Deus e desfrutarão de sua presença para sempre.

For more information, please click the button below.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

Os que têm “fome e sede de justiça” são aqueles que desejam ardentemente viver de acordo com a vontade de Deus e fazer o que é certo. Eles buscam a justiça e a retidão em todas as áreas de suas vidas, e não se contentam com menos. Jesus promete que eles serão fartos, ou seja, que receberão o que desejam e serão satisfeitos em sua busca pela justiça.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Os “misericordiosos” são aqueles que têm compaixão pelos outros e buscam ajudá-los em suas necessidades. Eles não julgam ou condenam, mas mostram amor e bondade em todas as situações. Jesus promete que eles alcançarão misericórdia, ou seja, que Deus os tratará com amor e perdão, assim como eles trataram os outros.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Os “limpos de coração” são aqueles que têm uma consciência pura e uma vida íntegra. Eles não têm segundas intenções ou motivos egoístas, mas buscam agradar a Deus em tudo o que fazem. Jesus promete que eles verão a Deus, ou seja, que terão uma relação íntima e pessoal com ele e desfrutarão de sua presença para sempre.

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Os “pacificadores” são aqueles que buscam a paz e a reconciliação em suas relações com os outros. Eles não são agressivos ou violentos, mas procuram resolver os conflitos de forma pacífica e amorosa. Jesus promete que eles serão chamados filhos de Deus, ou seja, que mostrarão o caráter de Deus em suas vidas e serão reconhecidos como seus filhos.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus.

Os que são “perseguidos por causa da justiça” são aqueles que sofrem por causa de sua fé e fidelidade a Deus. Eles são rejeitados e perseguidos pelo mundo, mas perseveram em sua convicção e confiança em Deus. Jesus promete que deles é o Reino dos céus, ou seja, que receberão a recompensa eterna por sua fidelidade a Deus.

Conclusão

A beatitude é um estado de graça e felicidade que é alcançado por meio da virtude e da obediência a Deus. As bem-aventuranças são um conjunto de oito declarações de Jesus Cristo no Sermão da Montanha, que descrevem as características de um verdadeiro discípulo e a recompensa que ele receberá no céu. Cada uma das bem-aventuranças tem um significado profundo e uma mensagem para os cristãos, e nos ensina a buscar a Deus e a viver de acordo com sua vontade em todas as áreas de nossas vidas.

FAQs

O que significa “bem-aventurado”?

“Bem-aventurado” significa feliz, abençoado, agraciado. É uma palavra usada na Bíblia para descrever aqueles que encontram a felicidade em Deus e são abençoados por ele.

Por que as bem-aventuranças são importantes para os cristãos?

As bem-aventuranças são importantes para os cristãos porque nos mostram o caminho da felicidade e da vida plena em Deus. Elas nos ensinam a buscar a Deus e a viver de acordo com sua vontade em todas as áreas de nossas vidas, e nos dão a esperança de uma recompensa eterna no céu.

Quem pode ser bem-aventurado?

Todos aqueles que seguem a Jesus Cristo e obedecem a sua palavra podem ser bem-aventurados. As bem-aventuranças são um convite a todos os cristãos para buscar a Deus e viver de acordo com sua vontade, e prometem a recompensa da felicidade e da vida plena em Deus.

Related video of o que é beatitude na bíblia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait