O Que As Parlendas E Os Trava-Línguas Têm Em Comum?

Reza June 3, 2021
PARLENDAS ILUSTRADAS. Aprender e Brincar

As parlendas e os trava-línguas são recursos lúdicos e linguísticos muito utilizados na infância e na educação infantil. Eles têm em comum o fato de serem formas de brincadeiras que envolvem palavras e rimas. Mas além disso, ambos têm outras semelhanças que serão abordadas neste artigo.

O que são parlendas?

Parlendas são pequenas rimas infantis que fazem parte da cultura popular brasileira. São versinhos que contam histórias simples e divertidas, geralmente acompanhados de gestos e brincadeiras. As parlendas são muito utilizadas para ajudar as crianças a desenvolverem a linguagem, a memória, a coordenação motora e o raciocínio lógico.

O que são trava-línguas?

Trava-línguas são frases ou versos que apresentam uma pronúncia difícil de ser realizada rapidamente. São verdadeiros desafios linguísticos que exigem habilidade e treino para serem pronunciados corretamente. Os trava-línguas são muito utilizados para desenvolver a dicção, a fluência e a capacidade de articulação das palavras.

As semelhanças entre as parlendas e os trava-línguas

Além de serem brincadeiras que envolvem palavras e rimas, as parlendas e os trava-línguas apresentam outras semelhanças:

Desenvolvimento da linguagem

Tanto as parlendas quanto os trava-línguas são recursos que auxiliam no desenvolvimento da linguagem infantil. As parlendas ajudam as crianças a aprenderem novas palavras, a pronunciar corretamente as palavras e a compreender as rimas e as associações de ideias. Já os trava-línguas ajudam a desenvolver a capacidade de articulação das palavras, a fluência e a dicção.

Estímulo à memória

Tanto as parlendas quanto os trava-línguas estimulam a memória da criança. As parlendas, por serem rimas com um ritmo definido, ajudam a criança a memorizar os versos e a contar a história que eles narram. Já os trava-línguas exigem que a criança se lembre da pronúncia correta das palavras para conseguir pronunciá-las rapidamente.

For more information, please click the button below.

Desenvolvimento da coordenação motora

As parlendas são geralmente acompanhadas de gestos e brincadeiras que exigem a coordenação motora da criança. Por exemplo, em “Atirei o pau no gato”, a criança precisa fazer o gesto de atirar o pau no gato. Já nos trava-línguas, a criança precisa articular bem as palavras para conseguir pronunciá-las rapidamente, o que exige habilidade na coordenação dos músculos da boca e da língua.

Desenvolvimento do raciocínio lógico

As parlendas apresentam uma lógica narrativa que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico da criança. Por exemplo, em “Ciranda, cirandinha”, a criança precisa acompanhar a história que está sendo narrada e entender a ordem dos acontecimentos. Já nos trava-línguas, a criança precisa entender a estrutura das palavras e a ordem em que elas devem ser pronunciadas para conseguir dizer a frase corretamente.

Conclusão

As parlendas e os trava-línguas são recursos lúdicos e linguísticos que têm em comum o fato de serem brincadeiras que envolvem palavras e rimas. Ambos são muito utilizados na infância e na educação infantil para ajudar no desenvolvimento da linguagem, da memória, da coordenação motora e do raciocínio lógico das crianças.

FAQs

O que é uma parlenda?

Uma parlenda é uma pequena rima infantil que faz parte da cultura popular brasileira. São versinhos que contam histórias simples e divertidas, geralmente acompanhados de gestos e brincadeiras.

O que é um trava-língua?

Um trava-língua é uma frase ou verso que apresenta uma pronúncia difícil de ser realizada rapidamente. São verdadeiros desafios linguísticos que exigem habilidade e treino para serem pronunciados corretamente.

Quais são os benefícios das parlendas e dos trava-línguas para as crianças?

As parlendas e os trava-línguas são recursos lúdicos e linguísticos que ajudam no desenvolvimento da linguagem, da memória, da coordenação motora e do raciocínio lógico das crianças.

Related video of o que as parlendas e os trava-línguas têm em comum

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait