O Príncipe De Maquiavel: Resumo

Reza March 15, 2022
resumo sobre o livro 'O Príncipe' do autor Nicolas Maquiavel Brainly

O livro “O Príncipe” foi escrito por Nicolau Maquiavel no início do século XVI e é considerado uma das obras mais importantes da política moderna. Nele, Maquiavel apresenta suas ideias sobre como um príncipe deve governar o seu Estado. O livro é dividido em 26 capítulos e cada um deles apresenta uma lição para o príncipe. Neste artigo, vamos apresentar um resumo das principais ideias de “O Príncipe” de Maquiavel.

Capítulo 1 – Como os príncipes devem governar

No primeiro capítulo, Maquiavel apresenta a sua tese principal: o governante deve estar disposto a fazer o que for necessário para manter o poder. Ele argumenta que o príncipe deve estar preparado para usar a força, se necessário, para manter o seu governo. Maquiavel também afirma que o príncipe deve ser visto como um líder justo e benevolente, mas que, na verdade, ele deve ser capaz de ser cruel e desonesto quando for preciso.

Capítulo 2 – Sobre os principados hereditários e novos

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre os dois tipos de principados: os hereditários e os novos. Os principados hereditários são aqueles que são passados de pai para filho, enquanto os novos são aqueles que são adquiridos por meio da força ou da política. Maquiavel afirma que é mais fácil para um príncipe manter o poder em um principado hereditário do que em um novo, já que as pessoas estão mais acostumadas com a dinastia.

Capítulo 3 – Sobre os príncipes que conquistam novos principados por meio de armas e talento

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre como um príncipe deve agir quando conquista um novo principado por meio da força ou da política. Ele argumenta que o príncipe deve ser rápido em tomar medidas para consolidar o seu poder e estabelecer a sua autoridade. Maquiavel também afirma que o príncipe deve ser visto como um líder justo e benevolente, mas que, na verdade, ele deve ser capaz de ser cruel e desonesto quando for preciso.

Capítulo 4 – Por que o príncipe deve sempre estar armado

Neste capítulo, Maquiavel argumenta que um príncipe deve sempre estar armado e ter um exército à sua disposição. Ele afirma que a força é a única coisa que pode garantir a segurança do príncipe e do seu governo. Maquiavel também afirma que um príncipe deve ser capaz de se defender contra os seus inimigos e que a sua força deve ser vista como uma forma de garantir a paz e a segurança do Estado.

Capítulo 5 – Sobre a necessidade de evitar o ódio e a desonra

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre a importância de evitar o ódio e a desonra. Ele argumenta que um príncipe deve ser capaz de evitar a ira das pessoas e não fazer nada que possa provocar o ódio delas. Maquiavel também afirma que um príncipe deve ser capaz de manter a sua reputação e evitar a desonra a todo custo.

For more information, please click the button below.

Capítulo 6 – Como um príncipe deve agir para evitar ser desprezado e odiado

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre como um príncipe deve agir para evitar ser desprezado e odiado. Ele argumenta que um príncipe deve ser visto como um líder justo e benevolente, mas que, na verdade, ele deve ser capaz de ser cruel e desonesto quando for preciso. Maquiavel também afirma que um príncipe deve ser capaz de manter as suas promessas e de ser visto como um líder confiável.

Capítulo 7 – Sobre o governo dos príncipes

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre o governo dos príncipes. Ele argumenta que um príncipe deve ser capaz de governar com sabedoria e prudência, e que deve ser capaz de se adaptar às mudanças do mundo político. Maquiavel também afirma que um príncipe deve ser capaz de manter a ordem e a estabilidade do Estado, e que deve ser capaz de tomar decisões difíceis quando necessário.

Capítulo 8 – Sobre aqueles que se tornam príncipes por meio de crimes

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre aqueles que se tornam príncipes por meio de crimes. Ele argumenta que, embora a conquista de um principado por meio de crimes seja ilegítima, é possível que um príncipe desonesto possa governar de forma eficaz se for capaz de manter o poder. Maquiavel também afirma que, se um príncipe se torna impopular, ele deve ser capaz de usar a força para manter o seu governo.

Capítulo 9 – Sobre a importância da organização militar

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre a importância da organização militar. Ele argumenta que um príncipe deve ser capaz de construir um exército forte e bem organizado, e que deve ser capaz de manter a disciplina dentro das suas tropas. Maquiavel também afirma que um príncipe deve ser capaz de usar a força com eficácia, mas que deve ser capaz de evitar a guerra sempre que possível.

Capítulo 10 – Sobre os principados que são adquiridos com dinheiro

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre os principados que são adquiridos com dinheiro. Ele argumenta que é mais difícil para um príncipe manter o poder em um principado que foi adquirido com dinheiro do que em um principado que foi conquistado por meio da força. Maquiavel também afirma que um príncipe deve ser capaz de manter a sua autoridade sobre as pessoas e que, se ele se tornar impopular, ele deve ser capaz de usar a força para manter o seu governo.

Capítulo 11 – Sobre os príncipes que são fracos e indecisos

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre os príncipes que são fracos e indecisos. Ele argumenta que um príncipe deve ser capaz de tomar decisões difíceis e que deve ser capaz de agir com rapidez e eficácia. Maquiavel também afirma que um príncipe deve ser capaz de manter a ordem e a estabilidade do Estado, e que deve ser capaz de se adaptar às mudanças do mundo político.

Capítulo 12 – Sobre os príncipes que são considerados generosos ou mesquinhos

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre os príncipes que são considerados generosos ou mesquinhos. Ele argumenta que um príncipe deve ser capaz de manter um equilíbrio entre a generosidade e a mesquinhez, e que deve ser capaz de usar o dinheiro do Estado com sabedoria. Maquiavel também afirma que um príncipe deve ser capaz de manter a sua autoridade sobre as pessoas, e que deve ser capaz de evitar a ira delas.

Capítulo 13 – Sobre a necessidade de manter a amizade dos seus súditos

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre a necessidade de manter a amizade dos seus súditos. Ele argumenta que um príncipe deve ser capaz de manter a lealdade das pessoas, e que deve ser capaz de evitar o ódio e a desonra. Maquiavel também afirma que um príncipe deve ser capaz de manter a sua reputação e evitar ser desprezado e odiado.

Capítulo 14 – Sobre a necessidade de evitar os aduladores

Neste capítulo, Maquiavel fala sobre a necessidade de evitar os aduladores. Ele argumenta que os aduladores são perigosos para o príncipe, pois podem levá-lo a tomar decisões erradas e a perder o seu poder. Maquiavel também af

Related video of o principe de maquiavel resumo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait