O Plano Político Pedagógico (Ppc) De Um Curso De Graduação

Reza February 14, 2022
O Projeto Político Pedagógico do IFRN Download Scientific Diagram

O Plano Político Pedagógico (PPC) é um documento que estabelece as diretrizes, objetivos e metas de um curso de graduação. Ele é elaborado por uma comissão formada por professores, alunos e técnicos administrativos da instituição de ensino superior e deve estar em conformidade com as normas e diretrizes do Ministério da Educação (MEC).

Importância do PPC

O PPC é um instrumento fundamental para a gestão acadêmica de um curso de graduação, pois estabelece o perfil do egresso, ou seja, as competências e habilidades que o aluno deve desenvolver durante sua formação para atuar no mercado de trabalho. Além disso, o PPC detalha as disciplinas, atividades e metodologias de ensino que serão aplicadas ao longo do curso, bem como a carga horária, a estrutura curricular e o sistema de avaliação.

O PPC também é importante para a comunidade acadêmica, pois serve como um guia para os professores e alunos, orientando-os sobre os objetivos e as metas do curso. Ele também ajuda a identificar as necessidades de atualização e melhoria do currículo, permitindo que sejam feitas mudanças de acordo com as demandas do mercado de trabalho e as demandas sociais.

Componentes do PPC

O PPC é composto por diversos elementos, que devem ser criteriosamente elaborados pela comissão responsável. Entre eles, destacam-se:

1. Introdução

A introdução deve apresentar o curso, sua história, seus objetivos e sua missão, bem como as justificativas para a sua criação.

2. Perfil do Egresso

O perfil do egresso deve descrever as competências e habilidades que o aluno deve desenvolver durante o curso, de forma a estar apto a atuar no mercado de trabalho.

For more information, please click the button below.

3. Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino deve descrever as estratégias e técnicas de ensino que serão utilizadas durante o curso, bem como os recursos didáticos disponíveis.

4. Estrutura Curricular

A estrutura curricular deve apresentar as disciplinas que serão oferecidas, a carga horária de cada uma, a ordem em que serão ministradas e a correlação entre elas.

5. Sistema de Avaliação

O sistema de avaliação deve descrever como serão avaliados o desempenho dos alunos em cada disciplina e a aprovação no curso.

6. Infraestrutura

A infraestrutura deve descrever as instalações físicas, laboratórios e recursos disponíveis para o ensino.

7. Regime Acadêmico

O regime acadêmico deve apresentar as normas e regras que regem o funcionamento do curso, como as formas de ingresso, as regras de transferência, a frequência, a aprovação e a certificação.

Elaboração do PPC

A elaboração do PPC deve ser feita por uma comissão designada pela instituição de ensino superior, composta por professores, alunos e técnicos administrativos. É importante que a comissão leve em consideração as necessidades do mercado de trabalho e as demandas sociais, de forma a garantir que a formação dos alunos esteja alinhada com as exigências do mundo profissional.

A elaboração do PPC deve seguir as normas e diretrizes estabelecidas pelo MEC, que disponibiliza um modelo padrão para a elaboração do documento. É importante que o PPC seja revisado periodicamente, de forma a garantir que esteja atualizado e atenda às demandas do mercado de trabalho e da sociedade.

Conclusão

O PPC é um documento fundamental para a gestão acadêmica de um curso de graduação, pois estabelece as diretrizes, objetivos e metas do curso. Ele também orienta professores e alunos sobre as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas durante a formação, além de servir como um guia para a atualização e melhoria do currículo. É importante que a elaboração do PPC seja feita de forma criteriosa, levando em consideração as demandas do mercado de trabalho e da sociedade.

FAQs

1. O que é o PPC?

O PPC é um documento que estabelece as diretrizes, objetivos e metas de um curso de graduação.

2. Quem elabora o PPC?

O PPC é elaborado por uma comissão formada por professores, alunos e técnicos administrativos da instituição de ensino superior.

3. Por que o PPC é importante?

O PPC é importante para a gestão acadêmica do curso, para orientar professores e alunos sobre as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas durante a formação, além de servir como um guia para a atualização e melhoria do currículo.

Related video of o plano politico pedagogico ppc de um curso de graduacao

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait