O Mesoderma Intermediário Origina Os Néfrons

Reza December 4, 2022
Embryology mesoderm Medical school stuff, Human anatomy and

O mesoderma intermediário é uma camada de células que se forma durante o desenvolvimento embrionário. Essa camada é responsável pela formação dos rins, e é nela que se originam os néfrons, as unidades funcionais dos rins.

Desenvolvimento embrionário

O desenvolvimento embrionário ocorre em três etapas: a clivagem, a gastrulação e a organogênese. Durante a clivagem, a célula-ovo se divide em várias células menores, chamadas blastômeros. Durante a gastrulação, as células começam a se rearranjar, formando três camadas germinativas: o ectoderma, o endoderma e o mesoderma. Durante a organogênese, as três camadas germinativas se diferenciam em tecidos e órgãos.

O mesoderma é uma das camadas germinativas, juntamente com o ectoderma e o endoderma. Ele se divide em duas partes: o mesoderma paraxial e o mesoderma intermediário. O mesoderma paraxial dá origem aos músculos da cabeça, do pescoço e do tronco, enquanto o mesoderma intermediário é responsável pela formação dos rins.

Formação dos néfrons

Os rins são órgãos responsáveis pela filtragem do sangue e pela eliminação de resíduos do corpo. Eles são formados por milhões de néfrons, que são as unidades funcionais dos rins. Os néfrons são estruturas complexas, compostas por várias células e tecidos diferentes.

A formação dos néfrons começa durante a organogênese, quando o mesoderma intermediário começa a se diferenciar em células renais. Essas células renais se dividem em duas populações distintas: os metanefros e os ureteres.

Os metanefros são os precursores dos rins definitivos. Eles se desenvolvem a partir de uma estrutura chamada de blastema metanéfrico, que é formada por células do mesoderma intermediário. O blastema metanéfrico se divide e se diferencia em várias células diferentes, formando os diferentes tipos de células que compõem os néfrons.

For more information, please click the button below.

Os ureteres são os precursores dos ductos que ligam os rins à bexiga. Eles também se desenvolvem a partir do mesoderma intermediário, mas em uma região diferente dos metanefros. Os ureteres se formam a partir do mesoderma intermediário que está localizado próximo ao ducto mesonéfrico, outra estrutura que se forma durante a organogênese.

Conclusão

O mesoderma intermediário é uma camada de células que se forma durante o desenvolvimento embrionário e é responsável pela formação dos rins. É nela que se originam os néfrons, as unidades funcionais dos rins. Durante a organogênese, o mesoderma intermediário se diferencia em células renais, que se dividem em metanefros e ureteres. Os metanefros são os precursores dos rins definitivos, enquanto os ureteres são os precursores dos ductos que ligam os rins à bexiga.

FAQs

1. O que são néfrons?

Néfrons são as unidades funcionais dos rins. Eles são estruturas complexas, compostas por várias células e tecidos diferentes, responsáveis pela filtragem do sangue e pela eliminação de resíduos do corpo.

2. Como os néfrons se formam?

Os néfrons se formam a partir do mesoderma intermediário durante o desenvolvimento embrionário. O mesoderma intermediário se diferencia em células renais, que se dividem em metanefros e ureteres. Os metanefros são os precursores dos rins definitivos, enquanto os ureteres são os precursores dos ductos que ligam os rins à bexiga.

3. O que é o mesoderma intermediário?

O mesoderma intermediário é uma camada de células que se forma durante o desenvolvimento embrionário e é responsável pela formação dos rins. O mesoderma intermediário se divide em células renais, que se diferenciam em metanefros e ureteres.

Related video of o mesoderma intermediário origina os néfrons

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait