O Imperialismo No Século Xix

Reza January 26, 2022
PPT Imperialismo do Século XIX PowerPoint Presentation, free download

O Imperialismo é um fenômeno histórico-político-econômico que ocorreu em todo o mundo no final do século XIX e início do século XX. Ele representa a expansão territorial e o domínio político e econômico de uma nação sobre outras nações ou regiões. O Imperialismo é caracterizado pela dominação de uma nação mais poderosa sobre outras nações, com o objetivo de controlar os recursos naturais, a mão de obra e os mercados.

Objetivos do Imperialismo

O Imperialismo tinha como objetivos:

  • Expandir o território e a influência política da nação imperialista;
  • Controlar os recursos naturais, como minerais e petróleo;
  • Explorar a mão de obra barata das colônias;
  • Controlar os mercados consumidores das colônias, vendendo produtos manufaturados e comprando matérias-primas mais baratas;
  • Estabelecer bases militares e navais em outros países;
  • Expandir a cultura e os valores da nação imperialista.

Exceções aos objetivos do Imperialismo

No entanto, existem algumas exceções aos objetivos do Imperialismo, que não eram comuns ou não eram considerados prioritários por todas as nações imperialistas. Essas exceções incluem:

  • A colonização por razões religiosas ou humanitárias, como a missão de converter os povos “selvagens” ao cristianismo ou o desejo de “civilizar” as nações “atrasadas”;
  • A expansão territorial para proteger cidadãos ou interesses econômicos em outras partes do mundo;
  • A rivalidade ou competição com outras nações imperialistas, para evitar que elas ganhem poder ou influência em uma região específica;
  • A busca por prestígio ou poder simbólico, para demonstrar o poder e a grandeza da nação imperialista.

Conclusão

O Imperialismo no século XIX teve como principais objetivos a expansão territorial e o controle político e econômico de outras nações ou regiões. No entanto, existem algumas exceções aos objetivos do Imperialismo, que não eram comuns ou prioritários para todas as nações imperialistas. Essas exceções incluem a colonização por razões religiosas ou humanitárias, a expansão territorial para proteger cidadãos ou interesses econômicos, a rivalidade com outras nações imperialistas e a busca por prestígio ou poder simbólico.

FAQs

O Imperialismo ainda existe hoje?

Sim, o Imperialismo ainda existe hoje em dia, embora em formas diferentes do século XIX. Algumas nações ainda buscam expandir sua influência política e econômica sobre outras nações, através de alianças, investimentos, intervenções militares ou outras estratégias.

O Imperialismo do século XIX teve alguma influência na atual desigualdade econômica entre países?

Sim, o Imperialismo do século XIX teve uma grande influência na atual desigualdade econômica entre países, especialmente entre os países ricos e os países pobres. As nações imperialistas exploraram os recursos naturais e a mão de obra barata das colônias, o que gerou um desequilíbrio na distribuição de riqueza e poder no mundo.

For more information, please click the button below.

Quais foram as principais consequências do Imperialismo no século XIX?

As principais consequências do Imperialismo no século XIX foram a exploração e a opressão das nações colonizadas, a desigualdade econômica entre países, o surgimento de conflitos e guerras entre as nações imperialistas, a desestabilização de culturas e sociedades locais, e o estabelecimento de um sistema de dominação global que ainda influencia o mundo atual.

Related video of o imperialismo ocorrido no séc xix tinha como objetivos exceto

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait