O Homem Da Cabeça De Papelão Resumo

Reza August 24, 2022
O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO Casa das Artes de Laranjeiras

O Homem da Cabeça de Papelão é um conto do escritor brasileiro João do Rio, originalmente publicado em 1904. O conto é uma crítica social sobre a condição humana na cidade do Rio de Janeiro do início do século XX, em que o autor faz uma reflexão sobre a vida urbana, pobreza, solidão e a falta de perspectiva de muitas pessoas.

Enredo

O conto começa com a apresentação do personagem principal, o homem da cabeça de papelão. Ele é um homem solitário e pobre, que vive nas ruas do Rio de Janeiro com a cabeça coberta por uma caixa de papelão. Ele não se comunica com ninguém e é visto como um louco pelos transeuntes.

Um dia, um grupo de estudantes observa o homem da cabeça de papelão e decide tirar a caixa da cabeça dele para ver como ele é. Eles ficam chocados ao ver que o homem tem uma expressão triste e desesperada, e que o papelão era sua única forma de proteção contra o mundo cruel.

Os estudantes tentam conversar com o homem, mas ele não responde. Eles tentam levar o homem para um asilo para que ele possa ter um teto sobre sua cabeça e cuidados médicos adequados, mas são impedidos pelo homem, que prefere continuar vivendo na rua.

Algumas semanas depois, o homem da cabeça de papelão é encontrado morto em uma esquina. Os estudantes observam que as pessoas passam por ele sem perceber, como se ele nunca tivesse existido. O conto termina com uma reflexão sobre a vida urbana e a falta de empatia e compaixão das pessoas.

Temas

O Homem da Cabeça de Papelão é um conto que aborda diversos temas, como:

For more information, please click the button below.
  • Pobreza;
  • Solidão;
  • Desigualdade social;
  • Indiferença das pessoas em relação aos menos favorecidos.

Estilo Literário

João do Rio é conhecido por sua escrita modernista, que apresenta uma mistura de realismo e simbolismo. Em O Homem da Cabeça de Papelão, o autor utiliza uma linguagem simples e direta para retratar a condição humana na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Ele usa a figura do homem da cabeça de papelão como uma metáfora para a condição de muitas pessoas que vivem nas ruas da cidade, esquecidas e ignoradas pela sociedade.

Conclusão

O Homem da Cabeça de Papelão é um conto atemporal que retrata a realidade das pessoas que vivem nas ruas das grandes cidades. O autor utiliza uma linguagem simples e direta para transmitir uma mensagem poderosa sobre a importância da empatia e da compaixão em relação aos menos favorecidos. O conto é uma crítica social que ainda é relevante nos dias de hoje, em que a desigualdade social e a pobreza ainda são problemas presentes em muitas partes do mundo.

FAQs

1) Qual é a mensagem principal de O Homem da Cabeça de Papelão?

A mensagem principal do conto é a importância da empatia e da compaixão em relação aos menos favorecidos. O autor utiliza a figura do homem da cabeça de papelão como uma metáfora para a condição de muitas pessoas que vivem nas ruas das grandes cidades, esquecidas e ignoradas pela sociedade. João do Rio faz uma crítica social sobre a falta de perspectiva e a solidão dessas pessoas, e chama a atenção para a importância de enxergá-las como seres humanos.

2) Qual é o estilo literário utilizado por João do Rio em O Homem da Cabeça de Papelão?

João do Rio utiliza uma linguagem simples e direta para retratar a condição humana na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Ele mistura o realismo e o simbolismo para transmitir uma mensagem poderosa sobre a importância da empatia e da compaixão em relação aos menos favorecidos. O conto é uma crítica social que ainda é relevante nos dias de hoje, em que a desigualdade social e a pobreza ainda são problemas presentes em muitas partes do mundo.

3) Por que O Homem da Cabeça de Papelão ainda é relevante nos dias de hoje?

O Homem da Cabeça de Papelão é um conto atemporal que retrata a realidade das pessoas que vivem nas ruas das grandes cidades. A desigualdade social e a pobreza ainda são problemas presentes em muitas partes do mundo, e a mensagem de empatia e compaixão é mais relevante do que nunca. O conto nos chama a atenção para a importância de enxergarmos todas as pessoas como seres humanos, independentemente de sua condição social ou econômica.

Related video of o homem da cabeça de papelão resumo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait