O Elemento Bromo Forma Compostos Iônicos E Moleculares

Reza March 22, 2023
Bromo Tabla periodica Halógenos

O que é o elemento Bromo?

Bromo é um elemento químico que pertence ao grupo dos halogênios e é representado pelo símbolo Br. O bromo é um líquido vermelho escuro que é altamente reativo e corrosivo. O elemento foi descoberto pelo químico francês Antoine Balard em 1826.

Compostos iônicos

Os compostos iônicos são formados pela transferência de elétrons entre um metal e um não metal. O bromo pode formar compostos iônicos com metais, tais como brometos de sódio (NaBr) e brometos de cálcio (CaBr2). Esses compostos são geralmente sólidos cristalinos que têm pontos de fusão e ebulição elevados.

Brometos de sódio (NaBr)

O brometo de sódio é um exemplo de um composto iônico formado a partir da reação do metal sódio (Na) com o halogênio bromo (Br). Na reação, o sódio perde um elétron para formar o cátion Na+ e o bromo ganha um elétron para formar o ânion Br-. Os íons Na+ e Br- se unem para formar o composto iônico NaBr.

Brometos de cálcio (CaBr2)

Outro exemplo de um composto iônico é o brometo de cálcio, que é formado pela reação do metal cálcio (Ca) com o halogênio bromo (Br). Na reação, o cálcio perde dois elétrons para formar o cátion Ca2+ e o bromo ganha um elétron para formar o ânion Br-. Os íons Ca2+ e Br- se unem para formar o composto iônico CaBr2.

Compostos moleculares

Os compostos moleculares são aqueles que são formados pela compartilhamento de elétrons entre dois ou mais não metais. O bromo pode formar compostos moleculares com outros halogênios, tais como o dióxido de bromo (BrO2) e o tetrabrometo de carbono (CBr4).

Dióxido de bromo (BrO2)

O dióxido de bromo é um exemplo de um composto molecular formado a partir da reação de dois átomos de bromo (Br). Na reação, os átomos de bromo compartilham dois pares de elétrons para formar a molécula de BrO2.

For more information, please click the button below.

Tetrabrometo de carbono (CBr4)

O tetrabrometo de carbono é outro exemplo de um composto molecular formado a partir da reação de átomos de bromo (Br) com um átomo de carbono (C). Na reação, cada átomo de bromo compartilha um par de elétrons com o átomo de carbono para formar a molécula de CBr4.

Conclusão

O elemento bromo pode formar tanto compostos iônicos quanto moleculares, dependendo dos elementos com os quais ele reage. Os compostos iônicos são formados pela transferência de elétrons entre um metal e um não metal, enquanto os compostos moleculares são formados pelo compartilhamento de elétrons entre dois ou mais não metais. Os compostos de bromo são amplamente utilizados em diversas aplicações, incluindo o tratamento de água, a produção de plásticos e a fabricação de medicamentos.

FAQs

1. Qual é a aparência do elemento bromo?

O bromo é um líquido vermelho escuro à temperatura ambiente.

2. Quais são alguns exemplos de compostos iônicos de bromo?

Alguns exemplos de compostos iônicos de bromo incluem brometos de sódio (NaBr) e brometos de cálcio (CaBr2).

3. Quais são alguns exemplos de compostos moleculares de bromo?

Alguns exemplos de compostos moleculares de bromo incluem dióxido de bromo (BrO2) e tetrabrometo de carbono (CBr4).

Related video of o elemento bromo forma compostos iônicos e moleculares

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait