O Efeito De Humor Presente No Cartum Decorre Principalmente Da

Reza April 25, 2022
1 Questão O efeito de humor presente no cartum decorre

Os cartuns são uma forma de arte que tem como objetivo divertir e entreter o público. Eles são caracterizados por apresentar uma imagem acompanhada de uma legenda ou balão de fala que transmite uma mensagem humorística. O efeito de humor presente no cartum decorre de diversos fatores, que serão explicados a seguir.

Uso de estereótipos

Um dos principais recursos utilizados pelos cartunistas para gerar humor é o uso de estereótipos. Esses são padrões pré-concebidos que atribuem características específicas a determinados grupos de pessoas ou situações. Ao utilizar estereótipos, o cartunista cria uma expectativa no público e, em seguida, quebra essa expectativa de forma engraçada.

Por exemplo, um cartum que apresenta um personagem estereotipado como um nerd com óculos e aparelho pode ser engraçado se o texto mostrar que ele é o herói da história, quebrando a expectativa de que ele seria um personagem secundário sem importância.

Exagero

Outro recurso comum utilizado pelos cartunistas é o exagero. Através dele, elementos da imagem são ampliados de forma a criar uma situação cômica. O exagero pode ser utilizado tanto na aparência física dos personagens quanto nas situações apresentadas.

Por exemplo, um cartum que apresenta um personagem com olhos muito grandes ou um nariz muito grande pode ser engraçado por causa do exagero. Da mesma forma, uma situação em que um personagem está carregando uma quantidade absurda de objetos pode ser engraçada por causa do exagero.

Ironia

A ironia é outro recurso muito utilizado pelos cartunistas. Ela consiste em dizer o oposto do que se quer dizer, de forma sutil e indireta. A ironia é engraçada porque muitas vezes a mensagem transmitida é o oposto do que se espera, gerando uma surpresa no público.

For more information, please click the button below.

Por exemplo, um cartum que apresenta uma cena em que um personagem está correndo para pegar um ônibus, mas o ônibus é um carro de polícia, pode ser engraçado por causa da ironia. O personagem estava correndo para pegar um ônibus, mas acabou sendo preso pela polícia.

Referências culturais

Os cartunistas também utilizam referências culturais para gerar humor. Essas referências podem ser a filmes, músicas, eventos atuais, entre outros. Ao utilizar referências culturais, o cartunista cria um vínculo com o público, que se identifica com a piada por conhecer a referência utilizada.

Por exemplo, um cartum que faz referência a um filme famoso pode ser engraçado porque o público conhece o filme e entende a referência. Da mesma forma, um cartum que faz referência a um evento atual pode ser engraçado por causa da atualidade e da relevância da referência.

Conclusão

O efeito de humor presente no cartum decorre de diversos fatores, como o uso de estereótipos, exagero, ironia e referências culturais. Esses recursos são utilizados pelos cartunistas para criar uma mensagem humorística que diverte e entretém o público.

FAQs

1. O que é um cartum?

Um cartum é uma forma de arte que apresenta uma imagem acompanhada de uma legenda ou balão de fala que transmite uma mensagem humorística.

2. Quais são os recursos utilizados pelos cartunistas para gerar humor?

Os cartunistas utilizam diversos recursos para gerar humor, como o uso de estereótipos, exagero, ironia e referências culturais.

3. Qual é o objetivo dos cartuns?

O objetivo dos cartuns é divertir e entreter o público através de mensagens humorísticas.

Related video of o efeito de humor presente no cartum decorre principalmente da

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait