O Cortiço Resumo Por Capítulo

Reza May 13, 2022
Resumo Do Livro O Cortiço Por Capitulo EDUCA

O Cortiço é um romance naturalista de Aluísio Azevedo, publicado em 1890, que retrata a vida em um cortiço no Rio de Janeiro durante o século XIX. A obra é dividida em 29 capítulos, cada um com sua própria história e personagens. Neste artigo, será apresentado um resumo por capítulo do livro.

Capítulo 1 – “O Cortiço”

O primeiro capítulo apresenta a descrição do cortiço de João Romão, que fica no subúrbio do Rio de Janeiro. O cortiço é um antigo sobrado que foi transformado em um conjunto de casas alugadas. Há uma grande variedade de personagens que vivem no cortiço, incluindo trabalhadores, prostitutas e ladrões.

Capítulo 2 – “Família Portuguesa”

Este capítulo apresenta a história de Miranda e Ana, um casal português que se mudou para o cortiço com sua filha, Zulmira. Miranda é um trabalhador esforçado e honesto, enquanto Ana é preguiçosa e gastadora. A filha do casal, Zulmira, é uma jovem bonita e educada que atrai a atenção de vários homens no cortiço.

Capítulo 3 – “O Judeu”

Neste capítulo, é apresentado um novo personagem: um judeu chamado Elias. Elias é um comerciante que vende roupas usadas no cortiço. Ele é um homem astuto e ganancioso que tenta enganar seus clientes para obter mais lucro.

Capítulo 4 – “Jerônimo”

Jerônimo é um trabalhador que vive no cortiço com sua esposa, Rita Baiana. Ele é um homem honesto e trabalhador, mas é frequentemente tentado a gastar seu dinheiro em bebida e jogos. Rita Baiana é uma mulher bonita e sedutora que trabalha como prostituta.

Capítulo 5 – “Pombinha”

Pombinha é uma jovem órfã que é adotada por João Romão. Ela é educada e gentil, mas é constantemente assediada por homens no cortiço. Pombinha se apaixona por Raimundo, um jovem trabalhador que vive no cortiço.

For more information, please click the button below.

Capítulo 6 – “O Contraste”

Este capítulo apresenta o contraste entre o cortiço de João Romão e a casa de Miranda. Enquanto o cortiço é sujo e superlotado, a casa de Miranda é limpa e organizada. No entanto, Miranda e sua família são pobres e lutam para sobreviver, enquanto João Romão está se tornando cada vez mais rico graças ao seu cortiço.

Capítulo 7 – “Zulmira”

Zulmira é a filha bonita e educada de Miranda e Ana. Ela atrai a atenção de vários homens no cortiço, incluindo Jerônimo e o judeu Elias. Zulmira acaba se apaixonando por um jovem médico chamado Botelho.

Capítulo 8 – “O Baile”

João Romão organiza um baile no cortiço para comemorar seu sucesso financeiro. Vários personagens do cortiço participam do baile, incluindo Jerônimo, Rita Baiana, Pombinha e Zulmira. Durante o baile, Jerônimo e Rita Baiana têm uma briga violenta.

Capítulo 9 – “A Luta”

Este capítulo apresenta uma luta entre dois personagens do cortiço: Firmo, um trabalhador, e Miranda, o pai de Zulmira. A luta é organizada por João Romão como uma forma de entretenimento para os moradores do cortiço.

Capítulo 10 – “A Morte de Piedade”

Piedade é uma mulher doente que vive no cortiço. Ela é cuidada por sua filha, Juliana, que trabalha como cozinheira no cortiço. Piedade acaba morrendo e Juliana é consolada por João Romão.

Capítulo 11 – “Covardia”

Neste capítulo, é apresentado um novo personagem: um soldado chamado Alexandre. Alexandre é um homem covarde que tem medo de lutar na guerra. Ele acaba fugindo do exército e se escondendo no cortiço.

Capítulo 12 – “O Fim de Miranda”

Neste capítulo, Miranda acaba morrendo devido a uma doença. Sua morte deixa sua família em uma situação financeira ainda pior.

Capítulo 13 – “O Leilão”

João Romão organiza um leilão no cortiço para vender os pertences de Miranda. Vários personagens do cortiço participam do leilão, incluindo Jerônimo e Zulmira. Jerônimo acaba comprando um relógio que pertencia a Miranda.

Capítulo 14 – “A Vingança de Jerônimo”

Jerônimo descobre que Rita Baiana o traiu com Firmo. Ele fica furioso e decide se vingar. Jerônimo acaba matando Firmo em uma briga e foge do cortiço.

Capítulo 15 – “A Loucura de Bertoleza”

Bertoleza é uma mulher que trabalha como lavadeira no cortiço. Ela acaba ficando louca depois de descobrir que seu marido, o judeu Elias, a traiu com uma prostituta.

Capítulo 16 – “O Amor de Pombinha”

Neste capítulo, Pombinha e Raimundo se casam. João Romão organiza um banquete para comemorar o casamento no cortiço.

Capítulo 17 – “O Parto de Rita Baiana”

Rita Baiana fica grávida de Jerônimo e tem um parto difícil. Ela acaba morrendo durante o parto.

Capítulo 18 – “O Enterro de Rita Baiana”

Este capítulo apresenta o enterro de Rita Baiana. Vários personagens do cortiço participam do enterro, incluindo Jerônimo. Ele acaba se arrependendo de ter matado Firmo e decide se entregar à polícia.

Capítulo 19 – “O Flagelo”

Neste capítulo, o cortiço é atingido por um flagelo: uma epidemia de varíola. Vários personagens do cortiço ficam doentes, incluindo Zulmira.

Capítulo 20 – “O Jantar de João Romão”

João Romão organiza um jantar para comemorar o fim da epidemia de varíola. Vários personagens do cortiço participam do jantar, incluindo Pombinha e Raimundo.

Capítulo 21 – “O Incêndio”

Neste capítulo, o cortiço é atingido por um incêndio. Vários personagens do cortiço tentam salvar seus pertences e suas vidas.

Capítulo 22 – “A Reconstrução”

Depois do incêndio, João Romão decide reconstruir o cortiço. Ele usa o dinheiro que ganhou com o jantar para financiar a reconstrução.

Capítulo 23 – “A Volta de Jerônimo”

Jerônimo volta ao cortiço depois de cumprir sua pena na prisão. Ele decide se mudar para outro lugar para recomeçar sua vida.

Capítulo 24 – “O Novo Inquilino”

Um novo inquilino chamado Miranda se muda para o cortiço. Ele é um parente do Miranda original e está procurando um lugar para morar.

Capítulo 25 – “O Baile da Corte”

João Romão organiza um baile para comemorar a inauguração do novo cortiço. Vários

Related video of o cortico resumo por capitulo

https://www.youtube.com/embed/

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait