O Combinado Não Sai Caro

Reza December 11, 2021
O combinado não sai caro. Quanto vale a sua palavra? Consiga Seu Melhor

O ditado popular “o combinado não sai caro” é muito utilizado no Brasil para se referir a acordos e negociações que foram feitos previamente e que, portanto, não geram surpresas ou desentendimentos futuros. A expressão é uma forma de afirmar que quando as partes envolvidas em uma negociação estabelecem as condições e termos previamente, evitando possíveis desentendimentos, o resultado final será satisfatório para todos os envolvidos.

Origem do ditado

A origem do ditado “o combinado não sai caro” é incerta, mas acredita-se que ele tenha sido criado a partir de experiências cotidianas que as pessoas tinham no comércio ou em outras situações de negociação.

Em geral, as pessoas costumavam combinar preços, prazos e condições de pagamento antes de realizar uma compra ou contratar um serviço. Dessa forma, evitavam possíveis desentendimentos e tinham mais garantias de que o acordo seria cumprido.

Com o tempo, essa prática se tornou tão comum que acabou gerando um ditado popular que até hoje é bastante utilizado.

Significado

O ditado “o combinado não sai caro” significa que quando as partes envolvidas em uma negociação estabelecem previamente as condições e termos do acordo, evitam possíveis desentendimentos e, consequentemente, economizam tempo, dinheiro e esforço.

Em outras palavras, quando as pessoas definem claramente o que esperam de uma negociação, as chances de que ela seja bem sucedida são maiores. Isso porque todas as partes envolvidas sabem exatamente o que devem fazer e o que podem esperar em troca.

For more information, please click the button below.

Exemplos de uso

O ditado “o combinado não sai caro” pode ser aplicado em diversas situações do dia a dia, como por exemplo:

  • Compra e venda de produtos;
  • Contratação de serviços;
  • Negociações entre empresas;
  • Acordos entre amigos ou familiares;
  • Divisão de tarefas em projetos em equipe;
  • Etc.

Em todas essas situações, é importante que as partes envolvidas estabeleçam previamente as condições e termos do acordo, para evitar possíveis desentendimentos e garantir um resultado satisfatório para todos.

Vantagens do acordo prévio

Estabelecer um acordo prévio pode trazer diversas vantagens para as partes envolvidas em uma negociação, como:

  • Evitar possíveis desentendimentos;
  • Garantir que todas as partes saibam exatamente o que esperar;
  • Economizar tempo, dinheiro e esforço;
  • Aumentar as chances de sucesso da negociação;
  • Criar um clima de confiança entre as partes;
  • Etc.

Conclusão

O ditado “o combinado não sai caro” é uma forma de afirmar que quando as partes envolvidas em uma negociação estabelecem previamente as condições e termos do acordo, evitam possíveis desentendimentos e garantem um resultado satisfatório para todos. Essa prática pode ser aplicada em diversas situações do dia a dia, como compra e venda de produtos, contratação de serviços, negociações entre empresas, entre outras.

Estabelecer um acordo prévio pode trazer diversas vantagens, como evitar possíveis desentendimentos, economizar tempo e dinheiro, aumentar as chances de sucesso da negociação, entre outras. Por isso, é importante que as pessoas se esforcem para definir claramente o que esperam de uma negociação, para que o resultado final seja positivo para todos.

FAQs

1. O que fazer quando uma das partes não cumpre o combinado?

Quando uma das partes não cumpre o combinado, é importante conversar e tentar entender o motivo do descumprimento. Se for possível, é recomendado buscar uma solução amigável para o problema. Caso contrário, é preciso recorrer a meios legais para garantir que o acordo seja cumprido.

2. O que fazer quando as partes não conseguem chegar a um acordo prévio?

Quando as partes não conseguem chegar a um acordo prévio, é importante que elas tentem entender os motivos pelos quais não estão conseguindo chegar a um consenso. Nesse caso, pode ser útil buscar a ajuda de um mediador ou de um especialista em negociações para auxiliar na resolução do impasse.

3. Como garantir que o acordo prévio seja cumprido?

Para garantir que o acordo prévio seja cumprido, é importante que todas as partes envolvidas estejam cientes das condições e termos do acordo. Além disso, é recomendado que o acordo seja registrado por escrito e que as partes envolvidas assinem o documento. Dessa forma, fica mais fácil comprovar o descumprimento do acordo caso seja necessário recorrer a meios legais.

Related video of o combinado não sai caro

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait