O Colar De Carolina Poesia

Reza November 4, 2021
Poema Colar De Carolina EDUCA

Introdução

O colar de Carolina é um poema escrito por Cecília Meireles, uma das mais importantes poetisas brasileiras do século XX. O poema foi publicado pela primeira vez em 1939, no livro “Viagem”, e desde então se tornou um clássico da literatura brasileira. Neste texto, vamos explorar em detalhes a poesia de Cecília Meireles, bem como as principais características do poema “O colar de Carolina”.

Cecília Meireles

Cecília Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro. Ela é considerada uma das mais importantes poetisas brasileiras do século XX, tendo publicado diversos livros ao longo de sua carreira. Além disso, ela também foi professora, jornalista e tradutora. Cecília Meireles faleceu em 9 de novembro de 1964, deixando um legado literário importante para a cultura brasileira.

O Colar de Carolina

O poema “O colar de Carolina” é um dos mais famosos de Cecília Meireles. Ele conta a história de uma menina chamada Carolina, que ganha de presente um colar de sua mãe. O poema é construído em torno de uma série de contrastes entre a realidade da vida de Carolina e a beleza do colar.

Estrutura do poema

O poema “O colar de Carolina” é composto por 11 estrofes, cada uma delas com 4 versos. A rima é do tipo ABBA, o que significa que o primeiro e o quarto versos de cada estrofe rimam entre si, assim como o segundo e o terceiro versos. A métrica é variada, com versos de diferentes tamanhos.

Análise do poema

O poema começa com a descrição do colar de Carolina, que é feito de miçangas coloridas e tem um sino na ponta. Em contraste com a beleza do colar, a menina é descrita como tendo “um vestido velho e roto”. Na segunda estrofe, a poeta descreve a alegria de Carolina ao ganhar o colar, e como ela corre para mostrar o presente para sua mãe.

A partir da terceira estrofe, o poema começa a explorar os contrastes entre a realidade da vida de Carolina e a beleza do colar. A menina é descrita como vivendo em uma casa simples, com “piso de terra” e “teto de telha”. Além disso, ela tem que trabalhar duro para ajudar sua mãe, carregando água e fazendo outras tarefas domésticas.

For more information, please click the button below.

A partir da quinta estrofe, a poeta começa a explorar a natureza efêmera da beleza. Ela descreve como o colar é bonito, mas só faz barulho quando é sacudido. Além disso, ela diz que as miçangas são “frias como lágrimas”. Na sexta estrofe, a poeta usa uma metáfora para descrever a vida de Carolina como sendo como um “grão de areia” que é levado pelo vento.

Na sétima estrofe, a poeta volta a explorar os contrastes entre a vida de Carolina e o colar. Ela descreve como a menina é obrigada a trabalhar duro, enquanto o colar é livre para se mover e fazer barulho. Na oitava estrofe, a poeta usa uma figura de linguagem para descrever a tristeza de Carolina como sendo “um rio sem água”.

A partir da nona estrofe, a poeta começa a explorar a ideia de que a beleza não é suficiente para trazer felicidade. Ela descreve como Carolina, apesar de ter o colar, ainda se sente triste e solitária. Na décima estrofe, a poeta usa uma outra metáfora para descrever a vida de Carolina como sendo como um “pássaro sem ninho”.

Finalmente, na última estrofe, a poeta faz uma reflexão sobre a vida de Carolina e sobre a natureza efêmera da beleza. Ela diz que a vida de Carolina é como um “caminho sem fim”, e que o colar é como uma “estrela cadente”. Ela conclui o poema dizendo que, apesar de tudo, Carolina ainda tem o colar, que é a única coisa que lhe traz um pouco de felicidade.

Conclusão

Em “O colar de Carolina”, Cecília Meireles nos apresenta uma reflexão sobre a natureza efêmera da beleza e sobre a importância das coisas simples da vida. Através dos contrastes entre a vida de Carolina e o colar, a poeta nos lembra que a felicidade não pode ser encontrada apenas na aparência das coisas, mas sim nas experiências que vivemos e nas pessoas que amamos.

FAQs

O que significa ABBA?

ABBA é um esquema de rima em que o primeiro e o quarto versos de cada estrofe rimam entre si, assim como o segundo e o terceiro versos.

Qual é a mensagem principal de “O colar de Carolina”?

A mensagem principal de “O colar de Carolina” é que a felicidade não pode ser encontrada apenas na aparência das coisas, mas sim nas experiências que vivemos e nas pessoas que amamos.

Por que Cecília Meireles é considerada uma das mais importantes poetisas brasileiras?

Cecília Meireles é considerada uma das mais importantes poetisas brasileiras por causa de sua contribuição significativa para a literatura brasileira do século XX. Ela publicou diversos livros de poesia ao longo de sua carreira e também atuou como professora, jornalista e tradutora.

Related video of o colar de carolina poesia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait