O Coelho Que Não Era De Páscoa Atividades

Reza October 12, 2021
Atividades O Coelhinho que não era de Páscoa. Aprender e Brincar

O coelho é um dos símbolos mais conhecidos da Páscoa, mas você sabia que ele não era originalmente associado com essa data comemorativa? Isso mesmo! A tradição do coelho da Páscoa teve origem na Alemanha, no século XVI, onde era conhecido como “Osterhase” ou “Oschter Haws”, que significa “coelho da Páscoa”.

Mas, e se você pudesse contar uma história diferente sobre um coelho que não era de Páscoa? É exatamente isso que propõe o livro infantil “O coelho que não era de Páscoa”, de Ruth Rocha. A história conta a vida de um coelho que vive na floresta, mas que não gosta de comer cenouras e nem de pintar ovos. Dessa forma, ele se sente excluído das celebrações de Páscoa e começa a buscar sua própria identidade.

Atividades para o livro “O coelho que não era de Páscoa”

Para ajudar as crianças a entenderem melhor a história e a trabalharem com esse tema divertido, selecionamos algumas atividades que podem ser realizadas em casa ou em sala de aula:

1. Leitura do livro

Antes de mais nada, é importante que as crianças leiam o livro “O coelho que não era de Páscoa”. Caso seja leitura em sala de aula, o professor pode fazer a leitura em voz alta e estimular a participação dos alunos em momentos estratégicos da narrativa.

2. Debate sobre a história

Após a leitura, é possível promover um debate em sala de aula para que as crianças possam expor suas opiniões e ideias sobre a história. Algumas perguntas que podem orientar o debate são:

  • Qual é o problema enfrentado pelo coelho na história?
  • Como o coelho resolve esse problema?
  • Você já se sentiu excluído ou diferente dos outros em alguma situação?
  • O que você faria se fosse o coelho?

3. Identidade visual do coelho

Uma das atividades mais legais para trabalhar com o livro “O coelho que não era de Páscoa” é criar uma identidade visual para o personagem. Para isso, as crianças podem desenhar o coelho em diferentes situações, testando cores e formas diferentes. É possível, ainda, pedir que elas criem um nome para o personagem e um visual que represente sua personalidade.

For more information, please click the button below.

4. Cenouras de papel

Para estimular a criatividade e a coordenação motora, uma ideia é pedir que as crianças criem cenouras de papel. Para isso, basta fornecer folhas de papel laranja e verde e pedir que elas recortem e colem esses materiais para criar suas próprias cenouras.

5. Caça ao tesouro

Uma atividade divertida para encerrar as atividades relacionadas ao livro é uma caça ao tesouro. Para isso, é preciso esconder ovos de chocolate ou outros doces pela sala ou pelo espaço onde as crianças estão. Depois, basta distribuir pistas que levem até esses tesouros escondidos.

Conclusão

“O coelho que não era de Páscoa” é uma história encantadora que traz uma mensagem importante sobre a busca pela identidade e a aceitação das diferenças. Ao oferecer atividades relacionadas a esse livro, é possível estimular a criatividade, a coordenação motora e o debate sobre temas relevantes para o desenvolvimento infantil.

FAQs

1. Qual é a idade recomendada para ler o livro “O coelho que não era de Páscoa”?

O livro é recomendado para crianças a partir dos 6 anos de idade, mas pode ser lido para crianças mais novas com a ajuda de um adulto.

2. Posso adaptar as atividades propostas para outras histórias?

Sim! As atividades propostas podem ser adaptadas para outras histórias infantis que abordem temas semelhantes, como a busca pela identidade e a aceitação das diferenças.

3. É possível trabalhar com esse tema em sala de aula?

Sim! As atividades propostas são adequadas para serem realizadas em sala de aula e podem ser adaptadas de acordo com o nível de ensino e as necessidades dos alunos.

Related video of o coelho que não era de páscoa atividades

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait