O Cenário Vivenciado Pela População Negra

Reza February 13, 2022
O Cenario Vivenciado Pela Populaçao Negra EDUCA

A população negra no Brasil enfrenta diferentes desafios em relação à sua inserção na sociedade. Apesar de representar cerca de 56% da população brasileira, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os negros ainda enfrentam discriminação racial em diversos aspectos, como no mercado de trabalho, na educação, na saúde e na segurança pública.

Mercado de trabalho

Um dos principais desafios enfrentados pela população negra é a inserção no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, os negros possuem uma taxa de desemprego maior que a dos brancos. Além disso, quando conseguem emprego, recebem em média salários menores que os brancos, mesmo quando possuem a mesma qualificação.

A discriminação racial no mercado de trabalho é uma realidade que muitos negros enfrentam. Muitas vezes, as empresas não possuem políticas afirmativas que visam a inclusão de pessoas negras em suas equipes. Isso faz com que muitos negros não tenham acesso a oportunidades de emprego em empresas de grande porte, por exemplo.

Educação

A educação é outra área em que a população negra enfrenta desafios. Apesar de ter havido avanços na inclusão de negros no ensino superior nos últimos anos, ainda há uma grande desigualdade entre brancos e negros no acesso à educação.

Segundo dados do IBGE, em 2019, apenas 12,8% dos jovens negros de 18 a 24 anos estavam matriculados no ensino superior, enquanto a taxa de jovens brancos na mesma faixa etária era de 26,5%. Além disso, os negros ainda enfrentam dificuldades no acesso à educação básica de qualidade, o que acaba perpetuando a desigualdade social e racial no país.

Saúde

A população negra também enfrenta desafios na área da saúde. Dados do Ministério da Saúde revelam que a mortalidade infantil entre negros é maior que entre brancos. Além disso, os negros têm mais chance de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

For more information, please click the button below.

Essa desigualdade na saúde está relacionada a diversos fatores, como a falta de acesso a serviços de saúde de qualidade, a falta de informação sobre saúde e a falta de políticas públicas que visam à promoção da saúde da população negra.

Segurança pública

A população negra também é mais vulnerável à violência no Brasil. Dados do Atlas da Violência 2020 mostram que em 2018, a taxa de homicídios de negros foi 2,7 vezes maior que a de não negros.

Além disso, os negros são mais vitimados pela violência policial. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que em 2019, a cada 100 pessoas mortas pela polícia, 75 eram negras.

Conclusão

O cenário vivenciado pela população negra no Brasil é de desigualdade e discriminação racial. Apesar de ter havido avanços em relação à inclusão de negros na educação e no mercado de trabalho nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para que a população negra tenha acesso às mesmas oportunidades que os brancos.

Políticas públicas que visam à promoção da inclusão social e racial são fundamentais para a redução da desigualdade no país. É necessário que sejam criadas políticas que visam à inclusão de negros no mercado de trabalho, à promoção da saúde da população negra e à redução da violência contra os negros no país.

FAQs

1. O que são políticas afirmativas?

As políticas afirmativas são medidas que visam à redução da desigualdade social e racial no país. Elas consistem em ações que garantem a inclusão de grupos que historicamente foram excluídos da sociedade, como negros, mulheres, pessoas com deficiência, entre outros.

2. O que é desigualdade social?

A desigualdade social é a diferença de acesso a oportunidades e recursos entre diferentes grupos sociais. Ela se manifesta em diversos aspectos, como no acesso à educação, ao mercado de trabalho, à saúde e à segurança pública.

3. O que é discriminação racial?

A discriminação racial é um comportamento que se baseia na crença de que uma raça é superior a outra. Ela se manifesta em diversas situações, como no mercado de trabalho, na educação, na saúde e na segurança pública.

Related video of o cenario vivenciado pela populaçao negra

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait