O Cabelo De Lelê Atividades

Reza April 8, 2023
Cabelo de Lelê Atividade Fina

O livro “O Cabelo de Lelê” é uma obra infantil escrita por Valéria Belém. A história narra a rotina de Lelê, uma menina negra com cabelos crespos e volumosos, que enfrenta o preconceito e a discriminação por conta de sua aparência. A obra é uma importante ferramenta para a conscientização da diversidade e da igualdade racial, sendo muito utilizada por educadores em sala de aula. Neste texto, apresentaremos algumas atividades para trabalhar com os alunos a partir do livro.

Atividades para Educação Infantil

As atividades para educação infantil devem ser lúdicas e divertidas, de modo a instigar a curiosidade e o interesse das crianças pelo livro e pela temática abordada. Algumas sugestões são:

  1. Pintura: Propor que as crianças pintem um desenho de Lelê e seu cabelo, utilizando guache ou lápis de cor. Durante a atividade, é possível conversar sobre as características do cabelo crespo e sobre a importância de respeitar as diferenças.
  2. Cabelos diferentes: Levar para a sala de aula diferentes tipos de cabelos (crespos, lisos, cacheados, etc) e fazer uma rodinha para que as crianças possam observar e tocar nos cabelos. Depois, propor que elas desenhem os cabelos diferentes que viram.
  3. Música: Utilizar a música “O Cabelo de Lelê” (disponível no Youtube) e pedir que as crianças dancem e cantem junto. Durante a atividade, é possível trabalhar a autoestima e a valorização da diversidade.

Atividades para Ensino Fundamental I

No ensino fundamental I, é possível aprofundar um pouco mais a discussão sobre a temática, propondo atividades que envolvam pesquisa e reflexão. Algumas sugestões são:

  1. Leitura crítica: Propor que os alunos leiam o livro e, em seguida, façam uma reflexão sobre a importância da obra para a conscientização sobre a igualdade racial. É possível elaborar uma roda de conversa para debater as ideias.
  2. Entrevista: Propor que os alunos entrevistem pessoas com diferentes tipos de cabelos (crespos, lisos, cacheados, etc) e elaborem um painel com as fotos e as principais características de cada um. Ao final, é possível fazer uma exposição na escola.
  3. Produção textual: Propor que os alunos escrevam um texto sobre a importância da valorização da diversidade e da igualdade racial. Durante a atividade, é possível trabalhar a escrita e a reflexão crítica sobre o tema.

Atividades para Ensino Fundamental II

No ensino fundamental II, é possível aprofundar ainda mais a discussão sobre a temática, propondo atividades que envolvam análise crítica e reflexão. Algumas sugestões são:

  1. Análise literária: Propor que os alunos façam uma análise literária do livro “O Cabelo de Lelê”, levando em consideração os aspectos históricos, políticos e culturais que envolvem a temática.
  2. Campanha publicitária: Propor que os alunos elaborem uma campanha publicitária para a conscientização sobre a igualdade racial, utilizando como inspiração o livro “O Cabelo de Lelê”. É possível utilizar diferentes mídias para a campanha (cartazes, vídeos, redes sociais, etc).
  3. Debate: Propor que os alunos realizem um debate sobre a importância da valorização da diversidade e da igualdade racial na sociedade brasileira. Durante a atividade, é possível trabalhar a argumentação e a reflexão crítica sobre o tema.

Conclusão

O livro “O Cabelo de Lelê” é uma obra importante para a conscientização sobre a diversidade e a igualdade racial. Por meio das atividades propostas, é possível trabalhar com os alunos de diferentes faixas etárias a reflexão crítica sobre o tema, promovendo a valorização da diversidade e o respeito às diferenças.

FAQs

1. Qual é a idade recomendada para a leitura do livro “O Cabelo de Lelê”?

O livro “O Cabelo de Lelê” é recomendado para crianças a partir dos 4 anos de idade. No entanto, as atividades propostas neste texto podem ser adaptadas para diferentes faixas etárias.

For more information, please click the button below.

2. Como trabalhar a temática da diversidade e da igualdade racial em sala de aula?

Além das atividades propostas neste texto, é possível trabalhar a temática da diversidade e da igualdade racial em sala de aula por meio de filmes, documentários, livros e rodas de conversa. É importante que os educadores estejam preparados para lidar com as diferentes opiniões e experiências dos alunos, promovendo um diálogo respeitoso e construtivo.

3. Como lidar com situações de preconceito e discriminação em sala de aula?

O combate ao preconceito e à discriminação em sala de aula deve ser uma preocupação constante dos educadores. É importante que eles estejam preparados para lidar com situações desse tipo, promovendo a reflexão crítica e o diálogo respeitoso entre os alunos. Além disso, é fundamental que os educadores atuem como mediadores e incentivem a busca por soluções pacíficas e construtivas.

Related video of o cabelo de lele atividades

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait