A Era Das Notícias Fabricadas Na Internet

Reza June 18, 2022
Notícias Falsas Na Exemplos 2018 Novo Exemplo

A internet é uma ferramenta poderosa para a disseminação de informações. No entanto, nos últimos tempos, temos visto um aumento alarmante de notícias fabricadas, também conhecidas como “fake news”. Essas notícias têm sido compartilhadas em todas as plataformas de mídia social e estão afetando a maneira como as pessoas percebem o mundo ao seu redor.

O que são notícias fabricadas?

Notícias fabricadas são informações falsas que são criadas com o objetivo de enganar as pessoas. Eles podem ser completamente inventados ou podem conter algumas verdades misturadas com mentiras. Eles são frequentemente criados por pessoas que desejam influenciar a opinião pública ou ganhar dinheiro com publicidade.

Por que as notícias fabricadas são perigosas?

As notícias fabricadas são perigosas porque podem levar as pessoas a acreditar em coisas que não são verdadeiras. Isso pode levar a decisões erradas e perigosas, como votar em um candidato político ruim ou acreditar em uma cura falsa para uma doença grave. Além disso, as notícias fabricadas podem causar pânico e medo desnecessários nas pessoas.

Como as notícias fabricadas se espalham?

As notícias fabricadas se espalham rapidamente na internet através das redes sociais. As pessoas compartilham as notícias com seus amigos e seguidores sem verificar se são verdadeiras ou não. Às vezes, as notícias fabricadas são compartilhadas por pessoas que acreditam que são verdadeiras e querem alertar os outros. Outras vezes, as notícias fabricadas são compartilhadas por pessoas que sabem que são falsas, mas querem influenciar a opinião pública.

Como posso identificar notícias fabricadas?

Existem algumas coisas que você pode fazer para identificar notícias fabricadas:

  • Verifique a fonte da notícia. Os sites de notícias respeitáveis ​​são mais confiáveis ​​do que os blogs pessoais.
  • Verifique outras fontes para confirmar a história. Se você não pode encontrar a história em nenhum outro lugar, pode ser falsa.
  • Verifique se a história é sensacionalista ou parece bom demais para ser verdadeira. As notícias reais geralmente não são tão dramáticas ou emocionantes.
  • Verifique a data da história. As notícias antigas podem ser reutilizadas e apresentadas como novas.
  • Verifique se a história contém erros de ortografia ou gramática. As notícias reais são geralmente escritas corretamente.
  • Verifique se há um tom de parcialidade política ou ideológica. As notícias imparciais geralmente apresentam ambos os lados de uma história.

O que podemos fazer para combater as notícias fabricadas?

Como indivíduos, podemos tomar medidas para combater as notícias fabricadas. Algumas coisas que podemos fazer incluem:

For more information, please click the button below.
  • Verificar as fontes de notícias antes de compartilhá-las nas mídias sociais.
  • Denunciar notícias falsas para as plataformas de mídia social para que possam ser removidas.
  • Educarmo-nos e aos outros sobre como identificar notícias fabricadas e quais são os perigos de acreditar nelas.
  • Apoiar o jornalismo independente e respeitável, que se esforça para relatar com precisão e objetividade.

Conclusão

A internet é uma ferramenta poderosa para a disseminação de informações, mas também tem suas desvantagens. Notícias fabricadas são uma dessas desvantagens. Eles são perigosos porque podem levar as pessoas a acreditar em coisas que não são verdadeiras. Como indivíduos, podemos tomar medidas para combater as notícias fabricadas, educando-nos e aos outros sobre como identificá-las e apoiando o jornalismo independente e respeitável.

FAQs

Como as notícias fabricadas afetam a democracia?

As notícias fabricadas afetam a democracia porque podem influenciar a opinião pública e levar as pessoas a votar em candidatos políticos ruins ou a apoiar políticas perigosas. Eles também podem minar a confiança das pessoas nas instituições democráticas, como a imprensa livre.

As notícias fabricadas são um problema global?

Sim, as notícias fabricadas são um problema global. Eles afetam todas as nações e culturas e podem ser criados em qualquer lugar. As notícias fabricadas também podem ter efeitos globais, como a propagação de teorias da conspiração sobre eventos globais, como a pandemia COVID-19.

Existem leis contra a criação de notícias fabricadas?

Alguns países têm leis contra a criação de notícias fabricadas. No entanto, essas leis são difíceis de aplicar e muitos países não têm leis específicas sobre notícias fabricadas. Além disso, as leis que restringem a liberdade de expressão podem ser usadas para suprimir a imprensa livre e a liberdade de expressão.

Related video of nos últimos tempos a internet foi tomada por notícias fabricadas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait