Normalmente Uma Reação Química Libera Ou Absorve Calor

Reza January 5, 2023
Normalmente Uma Reação Quimica Libera Ou Absorve Calor Esse Processo

As reações químicas são processos em que ocorrem mudanças na estrutura molecular dos reagentes, transformando-os em produtos. Essas mudanças estão relacionadas à quebra e formação de ligações químicas, o que pode resultar em liberação ou absorção de energia, geralmente na forma de calor.

Liberação de calor

Quando uma reação química libera calor, ela é chamada de exotérmica. Isso significa que a energia liberada pela reação é maior do que a energia necessária para que a reação ocorra. Em outras palavras, a energia é liberada de forma espontânea. Alguns exemplos de reações exotérmicas são:

  • A combustão de combustíveis fósseis;
  • A reação entre ácido e base;
  • A respiração celular.

Em todos esses processos, a energia é liberada na forma de calor, o que pode ser observado, por exemplo, na forma de chamas, vapor ou aumento de temperatura.

Absorção de calor

Por outro lado, quando uma reação química absorve calor, ela é chamada de endotérmica. Isso significa que a energia necessária para que a reação ocorra é maior do que a energia liberada pela reação. Em outras palavras, a energia é absorvida do ambiente para que a reação aconteça. Alguns exemplos de reações endotérmicas são:

  • A dissolução de cloreto de amônio em água;
  • A evaporação da água;
  • A fotossíntese.

Em todos esses processos, a energia é absorvida na forma de calor, o que pode ser observado, por exemplo, na diminuição de temperatura do ambiente ou na necessidade de fornecer energia para que a reação ocorra.

Variação de entalpia

A quantidade de energia envolvida em uma reação química pode ser medida pela variação de entalpia (ΔH). Essa grandeza mede a diferença entre a energia dos produtos e a energia dos reagentes, e pode ser positiva (reação endotérmica) ou negativa (reação exotérmica).

For more information, please click the button below.

Por exemplo, se a entalpia dos reagentes for 100 e a entalpia dos produtos for 80, a variação de entalpia será de -20, indicando que a reação é exotérmica. Por outro lado, se a entalpia dos reagentes for 80 e a entalpia dos produtos for 100, a variação de entalpia será de +20, indicando que a reação é endotérmica.

Conclusão

Em resumo, as reações químicas podem liberar ou absorver calor, dependendo da diferença de energia entre os reagentes e os produtos. Essa energia é medida pela variação de entalpia, que pode ser positiva (endotérmica) ou negativa (exotérmica).

FAQs

1. Todas as reações químicas liberam ou absorvem calor?

Não necessariamente. Algumas reações químicas podem ocorrer sem que haja variação significativa de temperatura, o que significa que não há liberação ou absorção de calor. Essas reações são chamadas de adiabáticas.

2. Como a liberação de calor pode ser usada na indústria?

A liberação de calor em reações exotérmicas pode ser usada na indústria para gerar energia térmica, que pode ser aproveitada para aquecer fluidos, gerar vapor, entre outras aplicações. Um exemplo é a queima de combustíveis fósseis em usinas termelétricas.

3. Qual a relação entre a variação de entalpia e a espontaneidade de uma reação química?

Uma reação química é espontânea quando ocorre de forma natural, sem a necessidade de fornecer energia externa. A variação de entalpia está diretamente relacionada com a espontaneidade da reação, sendo que uma reação exotérmica é sempre espontânea, enquanto uma reação endotérmica só é espontânea se a quantidade de energia fornecida for suficiente para que a reação ocorra.

Related video of normalmente uma reação quimica libera ou absorve calor

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait