Nome Dos Cangaceiros De Lampião

Reza August 7, 2022
Lampião história/biografia resumida do rei do cangaço

O cangaço foi um fenômeno social que ocorreu no Nordeste brasileiro, principalmente durante as primeiras décadas do século XX. O cangaço foi liderado por figuras carismáticas, como Lampião, e contou com a participação de diversos outros cangaceiros, que se juntaram às suas fileiras. Neste artigo, vamos falar sobre os nomes dos cangaceiros de Lampião, um dos mais famosos líderes do cangaço.

Lampião: O Rei do Cangaço

Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, nasceu em 1898, na cidade de Serra Talhada, em Pernambuco. Ele liderou um grupo de cangaceiros que aterrorizou o Nordeste brasileiro durante as décadas de 1920 e 1930, antes de ser morto pela polícia em 1938.

Lampião é uma figura lendária na cultura popular brasileira, e sua história foi retratada em filmes, livros e músicas. Ele ficou conhecido como “O Rei do Cangaço” e seu grupo era chamado de “Bando de Lampião”.

Os Cangaceiros de Lampião

Lampião liderou um grupo de cangaceiros que contou com a participação de diversos outros membros ao longo dos anos. Alguns dos cangaceiros mais famosos que fizeram parte do Bando de Lampião foram:

1. Maria Bonita

Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, foi a esposa de Lampião e a única mulher a fazer parte do seu bando. Ela nasceu em 1911, em Paulo Afonso, na Bahia, e se juntou ao cangaço em 1929, aos 18 anos de idade. Maria Bonita era considerada uma mulher forte e corajosa, e se destacou dentro do bando de Lampião.

2. Corisco

Cristino Gomes da Silva, conhecido como Corisco, foi um dos cangaceiros mais temidos do bando de Lampião. Ele nasceu em 1907, em Água Branca, em Alagoas, e se juntou ao cangaço em 1929. Corisco ficou conhecido por sua habilidade com armas e por sua crueldade com os inimigos do bando.

For more information, please click the button below.

3. Dadá

Severina Maria de Jesus, conhecida como Dadá, foi uma das companheiras de Lampião. Ela nasceu em 1917, em Poço Redondo, em Sergipe, e se juntou ao bando de Lampião em 1932. Dadá era considerada uma mulher corajosa e leal, e lutou ao lado de Lampião até a morte do líder do bando.

4. Zé Sereno

José Pereira da Silva, conhecido como Zé Sereno, foi um dos cangaceiros mais antigos do bando de Lampião. Ele nasceu em 1894, em Canindé, no Ceará, e se juntou ao cangaço em 1922. Zé Sereno era conhecido por sua habilidade como guia e por sua lealdade a Lampião.

5. Quinta-Feira

Severino José dos Santos, conhecido como Quinta-Feira, foi um dos cangaceiros mais famosos do bando de Lampião. Ele nasceu em 1907, em Tacaratu, em Pernambuco, e se juntou ao cangaço em 1929. Quinta-Feira era conhecido por sua habilidade como atirador e por sua crueldade com os inimigos do bando.

Conclusão

O Bando de Lampião foi um dos mais famosos grupos de cangaceiros do Nordeste brasileiro. Liderados pelo carismático Lampião, os cangaceiros aterrorizaram a região durante as décadas de 1920 e 1930. O bando contou com a participação de diversos outros cangaceiros, como Maria Bonita, Corisco, Dadá, Zé Sereno e Quinta-Feira, que se tornaram lendas na história do cangaço.

FAQs

1. Quantos cangaceiros fizeram parte do bando de Lampião?

Não há um número exato de cangaceiros que fizeram parte do bando de Lampião ao longo dos anos. Estima-se que o bando tenha tido entre 50 e 100 membros ao longo de sua história.

2. O que aconteceu com os cangaceiros do bando de Lampião depois da morte do líder?

Depois da morte de Lampião e de vários outros cangaceiros em 1938, alguns membros do bando se entregaram à polícia e foram presos, enquanto outros continuaram no cangaço ou se juntaram a outros grupos de cangaceiros.

3. Onde posso encontrar mais informações sobre o cangaço e o bando de Lampião?

Há diversos livros, filmes e documentários que retratam a história do cangaço e do bando de Lampião. Alguns exemplos incluem o livro “Lampião: o Cangaceiro mais Temido do Brasil”, de Adriana Negreiros, e o filme “Baile Perfumado”, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas.

Related video of nome dos cangaceiros de lampião

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait