Qual É O Nome Do Animal Do Qual Derivou A Palavra Vacina?

Reza April 13, 2023
Vacinação em cães a importância da Vacina Déctupla (V10)

Para entendermos a origem da palavra “vacina”, precisamos voltar ao século XVIII, quando a varíola era uma doença altamente contagiosa e mortal. Na época, a prática da inoculação era comum entre os povos orientais, que utilizavam a técnica de introduzir o vírus da varíola em pequenas quantidades no organismo do paciente para que ele desenvolvesse imunidade à doença.

Foi então que, em 1796, o médico inglês Edward Jenner observou que as ordenhadoras de vacas não contraíam varíola, mesmo estando expostas ao vírus. Jenner decidiu testar a hipótese de que a exposição ao vírus da varíola bovina poderia conferir imunidade à varíola humana. Ele inoculou um menino de oito anos com o vírus da varíola bovina e, após alguns dias, expôs o menino ao vírus da varíola humana, mas ele não contraiu a doença.

Essa descoberta revolucionou a medicina e deu origem à técnica da vacinação. Mas por que a palavra “vacina”? A palavra vem do latim “vacca”, que significa “vaca”. A escolha desse nome se deve ao fato de que a primeira vacina desenvolvida por Jenner utilizava o vírus da varíola bovina. Assim, a palavra “vacina” ficou associada à ideia de imunização contra doenças infecciosas.

Conclusão

A palavra “vacina” tem sua origem no latim “vacca”, que significa “vaca”, em referência ao vírus da varíola bovina que foi utilizado por Edward Jenner para desenvolver a primeira vacina. Essa descoberta revolucionou a medicina e deu início à técnica da vacinação, que hoje é uma das principais formas de prevenção de doenças infecciosas em todo o mundo.

FAQs

1. Quais são os principais tipos de vacinas?

Existem vários tipos de vacinas, sendo os principais:

  • Vacina de vírus inativado
  • Vacina de vírus vivo atenuado
  • Vacina de subunidade proteica
  • Vacina de DNA
  • Vacina de RNA

2. Como as vacinas funcionam no organismo?

As vacinas contêm pequenas quantidades do agente causador da doença (vírus, bactéria, toxina, etc.) ou partes dele, que são incapazes de provocar a doença, mas são reconhecidos pelo sistema imunológico como “invasores”. Assim, o sistema imunológico desenvolve uma resposta de defesa contra esses invasores, produzindo anticorpos e outras células de defesa que ficam armazenados na memória do sistema imunológico. Quando o organismo é exposto novamente ao agente causador da doença, ele já está preparado para combatê-lo, evitando que a pessoa desenvolva a doença ou reduzindo a gravidade dos sintomas.

For more information, please click the button below.

3. As vacinas são seguras?

As vacinas são consideradas seguras e eficazes pela comunidade científica e pelos órgãos reguladores de saúde em todo o mundo. Os efeitos colaterais das vacinas são geralmente leves e temporários, como dor no local da aplicação, febre ou mal-estar. Esses efeitos são muito menos graves do que as doenças que as vacinas previnem. Além disso, os benefícios da vacinação superam em muito os riscos potenciais, protegendo indivíduos e comunidades inteiras de doenças infecciosas que podem ter consequências graves e até fatais.

Related video of nome do animal do qual derivou a palavra vacina

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait