Nome Das Propriedades Da Adição

Reza May 19, 2021
Notebook da Profª Infográfico Propriedades da Adição

A adição é uma operação matemática que consiste em combinar dois ou mais números para obter um resultado. Existem algumas propriedades que são comuns a todas as operações de adição e que podem ser muito úteis na resolução de problemas matemáticos. Neste artigo, vamos falar sobre as principais propriedades da adição:

Comutatividade

A propriedade comutativa da adição é aquela que nos diz que a ordem dos fatores não altera o resultado. Em outras palavras, se temos dois números a e b, então:

a + b = b + a

Essa propriedade é muito útil na hora de somar números, pois nos permite trocar a ordem dos números sem alterar o resultado. Por exemplo:

4 + 7 = 7 + 4 = 11

Associatividade

A propriedade associativa da adição é aquela que nos diz que podemos agrupar os números que estamos somando da maneira que quisermos, sem alterar o resultado. Em outras palavras, se temos três números a, b e c, então:

For more information, please click the button below.

(a + b) + c = a + (b + c)

Essa propriedade também é muito útil na hora de somar números, pois nos permite agrupá-los da maneira que quisermos. Por exemplo:

(2 + 3) + 4 = 2 + (3 + 4) = 9

Elemento Neutro

O elemento neutro da adição é o número zero. Essa propriedade nos diz que se somarmos qualquer número com zero, o resultado será o próprio número. Em outras palavras, se temos um número a, então:

a + 0 = a

Essa propriedade é importante porque nos permite adicionar um número a outro sem alterar o valor do primeiro. Por exemplo:

7 + 0 = 7

Inverso Aditivo

O inverso aditivo de um número é o número que, ao ser somado com ele, resulta em zero. Em outras palavras, se temos um número a, então seu inverso aditivo é -a, pois:

a + (-a) = 0

Essa propriedade é importante porque nos permite encontrar o resultado de uma subtração através da adição do inverso aditivo. Por exemplo:

5 – 3 = 5 + (-3) = 2

Propriedade Distributiva

A propriedade distributiva da adição em relação à multiplicação é aquela que nos diz que podemos distribuir a soma de dois números por uma multiplicação. Em outras palavras, se temos três números a, b e c, então:

a * (b + c) = a * b + a * c

Essa propriedade é muito útil na hora de fazer cálculos mais complexos, pois nos permite simplificar uma operação. Por exemplo:

3 * (4 + 5) = 3 * 4 + 3 * 5 = 27

As propriedades da adição são fundamentais para a matemática, pois nos permitem fazer cálculos mais rapidamente e de forma mais eficiente. Saber aplicá-las corretamente é essencial para resolver problemas matemáticos de forma precisa e rápida. É importante compreender que essas propriedades não são apenas teóricas, mas sim aplicáveis em situações do dia a dia.

1. Todos os números possuem um inverso aditivo?

Sim, todos os números possuem um inverso aditivo. O inverso aditivo de um número é o próprio número multiplicado por -1. Por exemplo, o inverso aditivo de 5 é -5, e o inverso aditivo de -7 é 7.

2. É possível aplicar as propriedades da adição em outras operações matemáticas?

As propriedades da adição são específicas para a operação de adição. No entanto, existem outras propriedades que são comuns a todas as operações matemáticas, como a propriedade distributiva e a propriedade associativa.

3. Qual é a importância das propriedades da adição na vida cotidiana?

As propriedades da adição estão presentes em diversas situações do dia a dia, como na hora de fazer compras, dividir contas entre amigos, calcular o tempo de viagem, entre outras. Saber aplicar essas propriedades corretamente pode nos ajudar a resolver problemas mais rapidamente e de forma mais eficiente.

Related video of nome das propriedades da adição

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait