No Ar Que Respiramos Existem Os Chamados Gases Inertes

Reza January 9, 2023
Enem No Ar Que Respiramos Existem Os Chamados EDUCA

O ar que respiramos é composto por uma mistura de gases, sendo os principais o nitrogênio, o oxigênio e o dióxido de carbono. No entanto, existem também outros gases presentes na atmosfera terrestre, como os chamados gases inertes.

O que são gases inertes?

Gases inertes são aqueles que não reagem com outras substâncias. Isso significa que eles não sofrem alterações químicas e não participam de reações químicas. Os gases inertes são conhecidos por sua estabilidade química e inatividade.

Os gases inertes mais comuns presentes na atmosfera terrestre são:

  • Argônio (Ar)
  • Neônio (Ne)
  • Hélio (He)
  • Criptônio (Kr)
  • Xenônio (Xe)

Esses gases são chamados inertes porque possuem uma camada eletrônica externa completa, o que lhes confere uma grande estabilidade. Essa estabilidade faz com que eles não reajam facilmente com outros elementos químicos, tornando-os ideais para diversas aplicações.

Para que são utilizados os gases inertes?

Os gases inertes são muito utilizados em diversas áreas, como na indústria, na medicina, na metalurgia e na tecnologia. Alguns exemplos de aplicações dos gases inertes são:

  • Argônio: é utilizado na soldagem de metais, na iluminação de lâmpadas fluorescentes e na produção de materiais eletrônicos.
  • Neônio: é utilizado na produção de tubos de raios catódicos, em lâmpadas de neon e em lasers.
  • Hélio: é utilizado em balões de ar quente, em ressonâncias magnéticas e em soldagem de alumínio.
  • Criptônio: é utilizado em lâmpadas para iluminação de alta intensidade e em lasers.
  • Xenônio: é utilizado em lâmpadas para iluminação de alta intensidade, em lasers e em câmeras de ionização.

Além disso, os gases inertes também são utilizados em processos de conservação de alimentos e em equipamentos de respiração artificial.

For more information, please click the button below.

Por que os gases inertes são importantes?

Os gases inertes são importantes porque possuem propriedades únicas que os tornam ideais para diversas aplicações. Além disso, sua estabilidade química faz com que eles não sejam tóxicos ou inflamáveis, o que os torna mais seguros para manuseio.

Na indústria, os gases inertes são utilizados em processos de fabricação de metais, na produção de eletrônicos e em outras aplicações que requerem um ambiente com baixo teor de oxigênio. Isso ocorre porque o oxigênio pode reagir com alguns materiais, causando problemas como oxidação, corrosão e combustão.

Na medicina, os gases inertes são utilizados em equipamentos de respiração artificial, em ressonâncias magnéticas e em outros procedimentos médicos. Eles também são utilizados na conservação de alimentos, ajudando a prolongar sua vida útil.

Conclusão

Os gases inertes são uma parte importante da atmosfera terrestre e possuem diversas aplicações em áreas como indústria, medicina e tecnologia. Sua estabilidade química e propriedades únicas os tornam ideais para diversas aplicações, tornando-os um recurso valioso para a sociedade.

FAQs

1) Os gases inertes são prejudiciais à saúde humana?

Não, os gases inertes não são prejudiciais à saúde humana. Eles não são tóxicos nem inflamáveis, o que os torna mais seguros para manuseio.

2) Quais são os gases inertes mais comuns presentes na atmosfera terrestre?

Os gases inertes mais comuns presentes na atmosfera terrestre são o argônio, o neônio, o hélio, o criptônio e o xenônio.

3) Como os gases inertes ajudam na conservação de alimentos?

Os gases inertes podem ser utilizados na conservação de alimentos para ajudar a prolongar sua vida útil. Isso ocorre porque eles podem ser utilizados para criar um ambiente com baixo teor de oxigênio, o que ajuda a prevenir a oxidação e a proliferação de bactérias.

Related video of no ar que respiramos existem os chamados gases inertes

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait