Neste Excerto As Falas De Olímpico E Macabéa

Reza March 19, 2022
A HORA DA ESTRELA ou O CANTO DE MACABÉA no Teatro VIVO Agenda

Contexto

O excerto em questão é retirado do livro “A Hora da Estrela”, escrito por Clarice Lispector e publicado em 1977. A história é narrada em primeira pessoa por Rodrigo S.M., um escritor que conta a história de Macabéa, uma jovem nordestina que se muda para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. No trecho em questão, Olímpico, um colega de trabalho de Macabéa, está conversando com ela sobre o amor e a felicidade. Olímpico é um personagem que se destaca pela sua arrogância e prepotência, enquanto Macabéa é uma personagem tímida e insegura.

Análise das falas

Fala de Olímpico

“O amor é uma escolha, você escolhe ser feliz ou não. Eu escolho ser feliz, eu escolho amar. É uma forma de viver, de ver o mundo, de fazer parte dele. E você, Macabéa, o que escolhe?” Olímpico começa sua fala afirmando que o amor é uma escolha e que ele escolheu amar. Ele acredita que essa escolha é uma forma de viver e ver o mundo, e que é possível escolher ser feliz através do amor. Ao questionar Macabéa sobre sua escolha, Olímpico revela sua arrogância e prepotência, já que ele assume que Macabéa não escolheu amar e, portanto, não pode ser feliz.

Fala de Macabéa

“Eu não escolhi nada, seu Olímpico. A vida é que me escolheu.” A resposta de Macabéa é curta e direta. Ela não escolheu nada, foi a vida que a escolheu. Essa fala revela a passividade e a falta de controle que Macabéa sente em relação à sua vida. Enquanto Olímpico acredita que é possível escolher ser feliz através do amor, Macabéa parece não ter essa opção. Ela se sente impotente diante das circunstâncias da sua vida e não acredita que pode mudar sua situação.

Conclusão

Neste excerto, as falas de Olímpico e Macabéa revelam duas visões de mundo diferentes. Olímpico acredita que é possível escolher ser feliz através do amor, enquanto Macabéa se sente impotente diante das circunstâncias da sua vida. Essas diferenças não se limitam às visões de mundo dos personagens, mas também refletem a desigualdade social e econômica do Brasil. Olímpico é um personagem que representa a classe média, enquanto Macabéa é uma personagem pobre e desprotegida. A obra de Clarice Lispector é conhecida por abordar temas como a solidão, a identidade e a busca por sentido na vida. Através dos personagens de Olímpico e Macabéa, ela mostra como as escolhas que fazemos (ou não fazemos) podem ter um grande impacto nas nossas vidas.

FAQs

O que é “A Hora da Estrela”?

“A Hora da Estrela” é um livro escrito por Clarice Lispector e publicado em 1977. A história é narrada em primeira pessoa por Rodrigo S.M., um escritor que conta a história de Macabéa, uma jovem nordestina que se muda para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor.

Quem são Olímpico e Macabéa?

Olímpico e Macabéa são personagens do livro “A Hora da Estrela”, escrito por Clarice Lispector. Olímpico é um colega de trabalho de Macabéa e representa a classe média, enquanto Macabéa é uma jovem nordestina pobre e desprotegida.

For more information, please click the button below.

Quais são os temas abordados em “A Hora da Estrela”?

“A Hora da Estrela” aborda temas como a solidão, a identidade e a busca por sentido na vida. Através dos personagens de Olímpico e Macabéa, Clarice Lispector mostra como as escolhas que fazemos (ou não fazemos) podem ter um grande impacto nas nossas vidas. A obra também reflete a desigualdade social e econômica do Brasil.

Related video of neste excerto as falas de olímpico e macabéa

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait