Nesse Trecho De Machado De Assis Temos Algumas

Reza March 16, 2022
Pin em Poemas sobre a Vida

Introdução

Machado de Assis é um dos mais importantes escritores brasileiros e sua obra é caracterizada pela profundidade psicológica, ironia e crítica social. Nesse trecho em questão, é possível identificar algumas características da escrita do autor que são importantes para entendermos sua obra como um todo.

Análise do trecho

No trecho em questão, Machado de Assis utiliza diversas técnicas literárias para construir sua narrativa. Entre elas, podemos destacar:

Ironicidade

Machado de Assis é conhecido por sua ironia e sarcasmo, e isso fica evidente nesse trecho. Ele descreve o personagem principal, Brás Cubas, como alguém que não se importa com nada e que não tem objetivo na vida. Ao mesmo tempo, porém, o autor utiliza uma linguagem rebuscada e culta para descrever essa falta de objetivos, o que intensifica a ironia da situação.

Aprofundamento psicológico

Outra característica marcante da obra de Machado de Assis é o aprofundamento psicológico dos personagens. Nesse trecho, por exemplo, podemos perceber como o autor explora os sentimentos e pensamentos de Brás Cubas, revelando sua falta de compromisso com a vida e sua falta de perspectiva para o futuro.

Narrador onisciente

O narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas é onisciente, ou seja, sabe tudo o que se passa na história e na mente dos personagens. Isso permite que Machado de Assis faça comentários e reflexões sobre a vida e a sociedade, o que é evidente nesse trecho.

Conclusão

O trecho em questão é apenas um exemplo das diversas técnicas literárias utilizadas por Machado de Assis em sua obra. A ironia, o aprofundamento psicológico e o narrador onisciente são algumas das marcas registradas do autor, que fazem de suas obras uma crítica mordaz à sociedade brasileira e à condição humana em geral.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Quais são as principais obras de Machado de Assis?

Machado de Assis é autor de diversos romances e contos, mas alguns de seus trabalhos mais conhecidos são: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba, O Alienista e Helena.

2. Qual era a visão de Machado de Assis sobre a sociedade brasileira?

Machado de Assis era crítico da sociedade brasileira de seu tempo e acreditava que a elite intelectual do país tinha uma visão muito limitada da realidade. Ele criticava a hipocrisia, a corrupção e a falta de ética que permeavam a sociedade, e suas obras refletem essas preocupações.

3. Qual é a importância de Machado de Assis para a literatura brasileira?

Machado de Assis é considerado um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Sua obra é marcada pela profundidade psicológica, ironia e crítica social, e influenciou gerações de escritores brasileiros. Além disso, ele é considerado um dos precursores do realismo no Brasil, que teve grande importância para a literatura nacional.

Related video of nesse trecho de machado de assis temos algumas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait