Nervo Axilar Inerva Quais Músculos

Reza June 13, 2021
Axillary nerve Axillary nerve, Nerve, Anatomy and physiology

O nervo axilar é um dos cinco nervos terminais do plexo braquial, que se origina da união das raízes nervosas C5, C6, C7, C8 e T1. Ele é responsável por inervar uma série de músculos e áreas da pele na região do ombro.

Anatomia do nervo axilar

Antes de entender quais músculos são inervados pelo nervo axilar, é importante entender sua anatomia. O nervo axilar é um nervo misto, que contém fibras nervosas motoras e sensoriais. Ele passa por trás da artéria axilar e segue em direção à região posterior do ombro, onde se divide em dois ramos terminais: o nervo toracodorsal e o nervo escapular dorsal.

O nervo toracodorsal inerva o músculo grande dorsal, que é responsável pela extensão e adução do braço. Já o nervo escapular dorsal inerva três músculos: o elevador da escápula, o rombóide e o trapézio. Esses músculos são responsáveis pela elevação, rotação, adução e abdução da escápula.

Músculos inervados pelo nervo axilar

O nervo axilar é responsável por inervar dois músculos específicos na região do ombro:

1. Músculo redondo menor

Este músculo é responsável por realizar a rotação lateral do ombro e ajudar na estabilização da cabeça do úmero na articulação glenoumeral. Ele também ajuda a manter a integridade da cápsula articular do ombro. O músculo redondo menor é inervado pelo nervo axilar.

2. Cabeça longa do músculo tríceps braquial

O músculo tríceps braquial é um músculo grande e poderoso que se estende desde a omoplata até o cotovelo. Ele é responsável pela extensão do cotovelo e pela adução do braço. A cabeça longa do músculo tríceps braquial é inervada pelo nervo axilar.

For more information, please click the button below.

Lesões do nervo axilar

Lesões do nervo axilar podem ocorrer por vários motivos, como traumas, lesões por esforço repetitivo, compressão nervosa ou doenças neurológicas. Os sintomas mais comuns de uma lesão no nervo axilar incluem dor, dormência, fraqueza muscular e diminuição da sensibilidade na região do ombro.

As lesões do nervo axilar podem afetar a capacidade de executar atividades diárias, como levantar objetos pesados, levantar os braços ou realizar movimentos de rotação do ombro. Se a lesão for grave, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para reparar o nervo danificado.

Conclusão

O nervo axilar é responsável por inervar músculos importantes na região do ombro, como o músculo redondo menor e a cabeça longa do músculo tríceps braquial. Lesões no nervo axilar podem causar dor, dormência, fraqueza muscular e diminuição da sensibilidade na região do ombro. É importante procurar atendimento médico imediatamente se você experimentar qualquer um desses sintomas.

FAQs

1. O que causa lesões no nervo axilar?

Lesões no nervo axilar podem ser causadas por traumas, lesões por esforço repetitivo, compressão nervosa ou doenças neurológicas.

2. Quais são os sintomas de uma lesão no nervo axilar?

Os sintomas mais comuns de uma lesão no nervo axilar incluem dor, dormência, fraqueza muscular e diminuição da sensibilidade na região do ombro.

3. Como as lesões do nervo axilar são tratadas?

Dependendo da gravidade da lesão, o tratamento pode incluir fisioterapia, medicação para aliviar a dor, injeções de corticosteroides ou cirurgia para reparar o nervo danificado.

Related video of nervo axilar inerva quais musculos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait