Não Pertence A Classe Atual De Alistamento

Reza November 4, 2021
Cidadão Não Pertence à Classe Atual De Alistamento Várias Classes

Quando se fala em “não pertence a classe atual de alistamento”, estamos nos referindo à situação militar do cidadão, ou seja, se ele está ou não apto a prestar o serviço militar obrigatório. No Brasil, o serviço militar é obrigatório para os homens quando completam 18 anos de idade, e a partir daí são divididos em classes de acordo com o ano em que nasceram.

Classes de alistamento

As classes de alistamento são divididas em grupos de um ano. Por exemplo, os jovens que nasceram em 2003 fazem parte da classe de alistamento de 2021. Já os que nasceram em 2002 fizeram parte da classe de alistamento de 2020, e assim por diante.

Quando um cidadão se apresenta para o alistamento militar, ele é classificado de acordo com o ano em que nasceu e entra na classe correspondente. A partir daí, é convocado para prestar o serviço militar de acordo com as necessidades do Exército.

Situações em que um cidadão não pertence à classe atual de alistamento

Existem algumas situações em que um cidadão pode não pertencer à classe atual de alistamento. Algumas delas são:

  • Ter sido dispensado do serviço militar por excesso de contingente;
  • Ter sido dispensado por incapacidade física ou mental;
  • Ter sido dispensado por ter filhos;
  • Ter sido dispensado por ser o único responsável pelo sustento da família;
  • Ter sido dispensado por ter irmão ou filho que já tenha prestado o serviço militar;
  • Ter sido dispensado por ter servido em outro país;
  • Ter sido dispensado por ter cumprido pena criminal;
  • Ter sido dispensado pela autoridade militar competente.

Em todas essas situações, o cidadão não precisa se apresentar para o alistamento na classe correspondente ao seu ano de nascimento. No entanto, é importante ressaltar que ele não está isento do serviço militar obrigatório, caso seja necessário em um momento futuro.

Conclusão

Em resumo, “não pertencer à classe atual de alistamento” significa que o cidadão não está apto a prestar o serviço militar obrigatório naquele momento, porém isso não significa que ele está isento de prestar o serviço em um momento futuro, caso seja necessário.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Como é feita a convocação para o serviço militar?

A convocação para o serviço militar é feita por meio de um documento chamado “Aviso de Incorporação”, que é enviado pelo Correio para a residência do cidadão. O Aviso de Incorporação contém informações como o local e a data em que o jovem deve se apresentar para o serviço.

2. É possível se alistar fora do prazo?

Sim, é possível se alistar fora do prazo. Nesse caso, o cidadão deve comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima e solicitar a sua inclusão na classe de alistamento correspondente ao seu ano de nascimento. Vale lembrar que o alistamento fora do prazo pode acarretar em multa e outras penalidades.

3. O que acontece se o cidadão não se apresentar para o serviço militar obrigatório?

Se o cidadão não se apresentar para o serviço militar obrigatório, ele estará sujeito a punições como multa, restrição de direitos e até mesmo prisão. Além disso, ele não poderá obter passaporte, se matricular em instituições de ensino superior ou prestar concursos públicos, entre outras restrições.

Related video of não pertence a classe atual de alistamento

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait