Não Me Venha Com Churumelas

Reza November 15, 2021
GILBLOG Se você não tem provas não me venha com chorumelas!

“Não me venha com churumelas” é uma expressão muito usada no Brasil que significa “não venha com conversa fiada” ou “não venha com desculpas esfarrapadas”. É uma forma de dizer para a pessoa não tentar convencer ou enganar outra com argumentos sem sentido ou pouco convincentes.

Origem da expressão

A origem da expressão “não me venha com churumelas” é incerta, mas há algumas teorias sobre o seu surgimento. Uma delas é que o termo “churumela” teria relação com o som que as flautas e outros instrumentos de sopro faziam nas festas populares portuguesas do século XIX. Nesse contexto, a expressão significaria algo como “não venha com música de festa”, ou seja, não venha com coisas irrelevantes.

Outra teoria é que a palavra “churumela” seria uma corruptela de “chorume”, que é o líquido escuro e malcheiroso que se forma nos resíduos orgânicos. Nesse sentido, a expressão significaria algo como “não venha com coisas sujas”, ou seja, não venha com mentiras ou desculpas esfarrapadas.

Uso da expressão

A expressão “não me venha com churumelas” é utilizada em situações em que alguém tenta convencer outra pessoa com argumentos pouco convincentes ou que não têm fundamento. Pode ser usada tanto em situações informais quanto formais, como em reuniões de trabalho ou em discussões políticas.

Em geral, a expressão é usada de forma enfática, como uma forma de dizer que a pessoa não está disposta a ouvir argumentos vazios ou que não se sustentam. Pode ser usada em tom de brincadeira ou de forma mais séria, dependendo do contexto.

Outras expressões similares

No Brasil, há diversas expressões similares a “não me venha com churumelas”, como:

For more information, please click the button below.
  • “Não me enrola”: significa “não tente me enganar ou enrolar”.
  • “Não me faça de bobo”: significa “não tente me fazer de bobo ou de tolo”.
  • “Não me venha com lorotas”: significa “não venha com mentiras ou histórias falsas”.

Conclusão

“Não me venha com churumelas” é uma expressão popular no Brasil que significa “não venha com conversa fiada”. Sua origem é incerta, mas a expressão é amplamente utilizada em situações em que alguém tenta convencer outra pessoa com argumentos pouco convincentes ou que não têm fundamento. Há outras expressões similares que têm o mesmo sentido, como “não me enrola” e “não me faça de bobo”.

FAQs

1. A expressão “não me venha com churumelas” é ofensiva?

Não, a expressão não é considerada ofensiva. Ela é usada de forma enfática para indicar que a pessoa não está disposta a ouvir argumentos vazios ou que não se sustentam.

2. Posso usar a expressão “não me venha com churumelas” em situações formais?

Sim, a expressão pode ser usada em situações formais, como em reuniões de trabalho ou em discussões políticas. No entanto, é importante avaliar o contexto e o tom de voz para não parecer desrespeitoso.

3. A expressão “não me venha com churumelas” é comum em todo o Brasil?

Sim, a expressão é comum em todo o Brasil e é entendida pela maioria das pessoas. No entanto, há variações regionais de expressões similares que podem ser mais comuns em determinadas regiões.

Related video of não me venha com churumelas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait