"Não Há Tempo Que Volte Amor": O Significado Da Frase

Reza May 2, 2022
🎼 E não há tempo que volte, amor. Vamos viver tudo que há pra viver

A frase “Não há tempo que volte amor” é um trecho retirado do poema “Amar é não ter que pedir perdão” de Carlos Drummond de Andrade. A obra do poeta mineiro é reconhecida por uma linguagem simples e direta, porém profunda em suas mensagens.

O que significa a frase?

A frase é uma reflexão sobre o tempo e o amor, duas coisas que parecem caminhar em direções opostas. Enquanto o tempo passa e não volta mais, o amor é um sentimento que pode durar para sempre, mas que muitas vezes é efêmero e pode acabar.

Com a frase “Não há tempo que volte amor”, Drummond de Andrade quer dizer que, mesmo que o tempo passe, o amor não volta. Ou seja, se um relacionamento acabou, não adianta lamentar e tentar voltar ao passado, pois o amor não voltará junto com o tempo.

Contexto em que a frase foi escrita

O poema “Amar é não ter que pedir perdão” foi escrito em 1975, quando Drummond de Andrade já tinha mais de 70 anos. Nessa época, o poeta já tinha vivido muitas experiências amorosas e tinha uma visão mais madura sobre o amor e as relações humanas.

É possível que a frase “Não há tempo que volte amor” reflita a própria experiência do poeta em seus relacionamentos amorosos. Drummond de Andrade foi casado por mais de 50 anos com Dolores Dutra de Morais, com quem teve dois filhos, mas também teve outros relacionamentos ao longo da vida.

Interpretações da frase

A frase “Não há tempo que volte amor” pode ser interpretada de diferentes formas, dependendo do contexto e da perspectiva de quem a lê. Algumas possíveis interpretações incluem:

For more information, please click the button below.
  • O amor é um sentimento que não pode ser controlado pelo tempo;
  • O tempo pode curar algumas feridas, mas não trará de volta o amor que se foi;
  • Não adianta tentar reviver um amor que já acabou, pois a relação nunca será a mesma;
  • O amor é uma experiência única e irrepetível, que não pode ser vivida novamente com a mesma intensidade;
  • O tempo é um aliado para superar o fim de um relacionamento, mas não pode trazer de volta o amor que foi perdido.

Conclusão

A frase “Não há tempo que volte amor” é uma reflexão profunda sobre a relação entre tempo e amor, escrita por um dos maiores poetas da literatura brasileira. A mensagem da frase é clara: o tempo passa e não volta, mas o amor pode durar para sempre, mesmo que não seja eterno. A frase pode ser interpretada de diferentes formas, mas sempre traz uma reflexão importante sobre o valor do amor em nossas vidas.

FAQs

1. Qual é o contexto histórico do poema “Amar é não ter que pedir perdão”?

O poema foi escrito em 1975, um período de ditadura militar no Brasil e de mudanças sociais e culturais em todo o mundo.

2. Qual é o estilo literário de Carlos Drummond de Andrade?

Drummond de Andrade é um dos maiores representantes da poesia moderna no Brasil, caracterizada pela linguagem simples e direta, pelo uso de imagens inusitadas e pela reflexão sobre temas cotidianos.

3. Qual é a importância da obra de Carlos Drummond de Andrade para a literatura brasileira?

A obra de Drummond de Andrade é considerada uma das mais importantes da literatura brasileira do século XX, pela originalidade de sua linguagem, pela profundidade de suas mensagens e pela representatividade de sua visão de mundo.

Related video of não ha tempo que volte amor

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait