"Não Farás Para Ti Imagens De Escultura"

Reza February 25, 2023
LIÇÃO 04 NÃO FARÁS IMAGENS DE ESCULTURAS / SLIDES DA LIÇÃO PROF

A frase “Não farás para ti imagens de escultura” é um dos mandamentos dados por Deus no livro de Êxodo na Bíblia. É um mandamento importante para os judeus e cristãos, e é frequentemente interpretado como um mandamento contra a adoração de ídolos.

Origem do Mandamento

De acordo com a Bíblia, Moisés recebeu os Dez Mandamentos de Deus no Monte Sinai. O segundo mandamento é “Não farás para ti imagens de escultura, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.

Este mandamento foi dado aos israelitas após sua libertação do Egito, onde a adoração de ídolos era comum. Os israelitas foram instruídos a adorar apenas a Deus e a não fazer imagens de escultura que pudessem ser adoradas em lugar de Deus.

Interpretações do Mandamento

O mandamento “Não farás para ti imagens de escultura” tem sido interpretado de várias maneiras ao longo dos anos.

Proibição de Adoração de Ídolos

Uma das interpretações mais comuns é que o mandamento é uma proibição contra a adoração de ídolos. Os israelitas foram instruídos a adorar apenas a Deus e a não fazer imagens de escultura que pudessem ser adoradas em lugar de Deus.

Essa interpretação é apoiada por outros versículos da Bíblia, como Êxodo 20:5, que diz: “Não te encurvarás a elas [imagens de escultura], nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”.

For more information, please click the button below.

Proibição contra a Arte

Outra interpretação é que o mandamento é uma proibição contra a arte em geral. Algumas pessoas acreditam que o mandamento proíbe a criação de qualquer tipo de imagem, incluindo pinturas e esculturas.

No entanto, essa interpretação é menos comum e é contestada por outros versículos da Bíblia que descrevem a criação de imagens de escultura em detalhes, como a construção do Tabernáculo descrito em Êxodo 25-31.

Proibição contra a Idolatria

Uma interpretação mais moderada do mandamento é que ele proíbe a criação de imagens de escultura com o propósito de adorá-las. Essa interpretação permite a criação de imagens de escultura para fins decorativos ou educacionais.

Essa interpretação é apoiada por outros versículos da Bíblia, como Deuteronômio 4:15-16, que diz: “Guardai muito, pois, as vossas almas; pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor vos falou de outeiro algum, do meio do fogo. Para que não vos corrompais, e vos façais alguma figura esculpida, imagem de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher”.

Aplicação do Mandamento Hoje

O mandamento “Não farás para ti imagens de escultura” continua a ser importante para os judeus e cristãos hoje. No entanto, a interpretação e aplicação do mandamento variam entre as diferentes denominações e tradições religiosas.

Algumas denominações religiosas interpretam o mandamento de forma mais literal e proíbem a criação de imagens de escultura para qualquer finalidade. Outras denominações permitem a criação de imagens de escultura para fins decorativos ou educacionais, mas proíbem a adoração de ídolos.

Alguns grupos religiosos usam imagens de escultura em seus rituais e serviços religiosos, enquanto outros os proíbem por completo.

Conclusão

O mandamento “Não farás para ti imagens de escultura” é um mandamento importante para os judeus e cristãos. Sua interpretação e aplicação variam entre as diferentes denominações e tradições religiosas. No entanto, é amplamente reconhecido como um mandamento contra a adoração de ídolos e um lembrete para adorar apenas a Deus.

FAQs

1. O que são imagens de escultura?

Imagens de escultura são figuras tridimensionais esculpidas em pedra, madeira, metal ou outro material.

2. Por que Deus proibiu a criação de imagens de escultura?

Deus proibiu a criação de imagens de escultura para impedir a adoração de ídolos e para lembrar as pessoas de adorar apenas a Ele.

3. Quais denominações religiosas proíbem a criação de imagens de escultura?

Algumas denominações religiosas que proíbem a criação de imagens de escultura são os anabatistas, amish, batistas do sétimo dia e assembléias de Deus.

Related video of nao faras para ti imagens de escultura

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait