"Nana Neném Que A Cuca Vai Pegar"

Reza July 5, 2022
NANA NENÉM QUE A CUCA VEM PEGAR PEPPA PIG / MÚSICAS INFANTIL E CANÇÕES

Introdução

“nana neném que a cuca vai pegar” é uma frase comum em cantigas de ninar no Brasil. A cuca é uma figura lendária do folclore brasileiro, conhecida por ser uma bruxa que sequestra crianças malcomportadas. A frase é usada para acalmar as crianças antes de dormir e, ao mesmo tempo, alertá-las sobre as consequências de não serem obedientes.

Quem é a Cuca?

A Cuca é uma figura lendária do folclore brasileiro, conhecida por ser uma bruxa que sequestra crianças malcomportadas. Ela é representada como um ser humanoide com cabeça de jacaré, garras afiadas e uma longa cauda. A Cuca é retratada como uma figura assustadora e malvada, que usa seus poderes mágicos para fazer o mal. Ela é temida pelas crianças brasileiras, que são alertadas sobre sua existência desde muito cedo.

Origem da lenda da Cuca

A origem da lenda da Cuca é incerta, mas acredita-se que a história tenha surgido durante o período colonial brasileiro. A Cuca é uma figura comum em várias culturas europeias, mas no Brasil, ela ganhou sua própria personalidade e características. A lenda da Cuca foi passada de geração em geração, principalmente através das histórias contadas pelos escravos africanos.

A Cuca nas cantigas de ninar

A Cuca é frequentemente mencionada em cantigas de ninar, como a frase “nana neném que a cuca vai pegar”. Essa frase é usada para acalmar as crianças antes de dormir e, ao mesmo tempo, alertá-las sobre as consequências de não serem obedientes. A Cuca é retratada como uma figura assustadora e malvada, que pode pegar as crianças que não dormirem cedo o suficiente.

Significado da frase “nana neném que a cuca vai pegar”

A frase “nana neném que a cuca vai pegar” significa que a criança deve dormir para evitar ser pega pela Cuca. A frase é usada para acalmar as crianças antes de dormir e, ao mesmo tempo, alertá-las sobre as consequências de não serem obedientes. A Cuca é retratada como uma figura assustadora e malvada, que pode pegar as crianças que não dormirem cedo o suficiente.

Outras versões da frase

Além de “nana neném que a cuca vai pegar”, existem outras variações da frase em diferentes regiões do Brasil. Algumas delas são:

For more information, please click the button below.
  • “Boi da cara preta pega essa criança que tem medo de careta”
  • “Dorme, meu menino, que o bicho papão vem pegar”
  • “Nana, neném, que a cuca vem pegar, papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar”

Conclusão

A frase “nana neném que a cuca vai pegar” é uma parte importante do folclore brasileiro e é frequentemente usada em cantigas de ninar. Ela alerta as crianças sobre as consequências de não serem obedientes e, ao mesmo tempo, acalma-as antes de dormir. A Cuca é uma figura lendária assustadora e malvada, que é temida pelas crianças brasileiras desde muito cedo.

FAQs

1. A Cuca é uma figura real?

Não, a Cuca é uma figura lendária do folclore brasileiro e não tem existência real.

2. A frase “nana neném que a cuca vai pegar” é usada em todas as regiões do Brasil?

Não, existem variações da frase em diferentes regiões do Brasil.

3. A Cuca é sempre retratada como um ser malvado nas histórias?

Sim, a Cuca é frequentemente retratada como uma figura assustadora e malvada nas histórias brasileiras.

Related video of nana neném que a cuca vai pegar

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait