Na Figura Os Segmentos Bc E De São Paralelos

Reza June 9, 2022
4 — Observe o triângulo ABC abaixo.Sabendo que os segmentos BC e DE são

Quando estudamos geometria, um dos conceitos mais importantes é o de paralelismo. Dois segmentos são considerados paralelos quando suas retas nunca se cruzam, isto é, quando a distância entre elas é sempre a mesma. Na figura em questão, os segmentos BC e DE são considerados paralelos. Mas o que isso significa na prática?

Definição de segmentos paralelos

Para entender o que são segmentos paralelos, é preciso, primeiro, entender o conceito de retas paralelas. Uma reta é considerada paralela a outra quando elas não se cruzam, ou seja, quando a distância entre elas é sempre a mesma. Essa distância é chamada de “distância entre retas paralelas” e é representada pela letra “d”. Na figura abaixo, as retas r e s são paralelas, pois nunca se cruzam.

reta paralela

Quando temos duas retas paralelas, qualquer segmento que as intersecta será dividido em dois segmentos menores, que também são paralelos. Na figura abaixo, temos as retas r e s, que são paralelas, e o segmento AB, que as intersecta. Como resultado, temos dois segmentos menores, BC e DE, que também são paralelos.

segmentos paralelos

Portanto, quando dizemos que os segmentos BC e DE são paralelos, estamos dizendo que eles pertencem a retas paralelas. Isso significa que a distância entre eles é sempre a mesma.

For more information, please click the button below.

Propriedades dos segmentos paralelos

Os segmentos paralelos possuem diversas propriedades importantes que são utilizadas em diversos cálculos geométricos. Algumas dessas propriedades são:

Propriedade dos ângulos alternos internos

Quando temos duas retas paralelas cortadas por uma transversal, os ângulos alternos internos são iguais. Na figura abaixo, temos as retas r e s, que são paralelas, e a transversal t, que corta as duas retas. Os ângulos alternos internos são o ângulo 1 e o ângulo 3, que são iguais.

ângulos alternos internos

Propriedade dos ângulos correspondentes

Quando temos duas retas paralelas cortadas por uma transversal, os ângulos correspondentes são iguais. Na figura abaixo, temos as retas r e s, que são paralelas, e a transversal t, que corta as duas retas. Os ângulos correspondentes são o ângulo 1 e o ângulo 5, que são iguais.

ângulos correspondentes

Propriedade dos ângulos suplementares

Quando temos duas retas paralelas cortadas por uma transversal, os ângulos suplementares são iguais a 180 graus. Na figura abaixo, temos as retas r e s, que são paralelas, e a transversal t, que corta as duas retas. Os ângulos suplementares são o ângulo 1 e o ângulo 4, que juntos formam um ângulo reto de 180 graus.

ângulos suplementares

Como identificar segmentos paralelos?

Para identificar se dois segmentos são paralelos, é preciso verificar se eles pertencem a retas paralelas. Isso pode ser feito de diversas formas, como:

  1. Observando a figura e identificando se as retas são paralelas.
  2. Utilizando uma régua para medir a distância entre os segmentos e verificar se ela é sempre a mesma.
  3. Utilizando um transferidor para medir os ângulos formados pelos segmentos e verificar se eles são iguais.

É importante lembrar que, para que dois segmentos sejam considerados paralelos, eles devem pertencer a retas paralelas. Não basta apenas que eles pareçam paralelos na figura.

Conclusão

Em resumo, os segmentos BC e DE são considerados paralelos porque pertencem a retas paralelas. Os segmentos paralelos possuem diversas propriedades importantes, como a propriedade dos ângulos alternos internos, dos ângulos correspondentes e dos ângulos suplementares. Para identificar se dois segmentos são paralelos, é preciso verificar se eles pertencem a retas paralelas, o que pode ser feito de diversas formas.

FAQs

1. Qual é a importância dos segmentos paralelos na geometria?

Os segmentos paralelos são importantes na geometria porque possuem diversas propriedades que são utilizadas em diversos cálculos geométricos. Além disso, o conceito de paralelismo é fundamental para entender outros conceitos, como o de perpendicularidade.

2. Como identificar se dois segmentos são paralelos em uma figura?

Para identificar se dois segmentos são paralelos em uma figura, é preciso verificar se eles pertencem a retas paralelas. Isso pode ser feito de diversas formas, como observando a figura, medindo a distância entre os segmentos com uma régua ou medindo os ângulos formados pelos segmentos com um transferidor.

3. Quais são as propriedades dos segmentos paralelos?

As propriedades dos segmentos paralelos incluem a propriedade dos ângulos alternos internos, dos ângulos correspondentes e dos ângulos suplementares.

Related video of na figura os segmentos bc e de são paralelos

blank

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait