Músicas Que Falam De Maria

Reza May 25, 2022
Cantos a Maria Con Acordes María, madre de Jesús Cristo (título)

Existem diversas músicas que mencionam ou têm como tema principal a figura de Maria, mãe de Jesus Cristo. A devoção à Maria é uma prática muito comum na religião católica e, por isso, é comum encontrar referências a ela na música popular brasileira.

As músicas mais populares

Algumas das músicas mais famosas que mencionam Maria são:

  • Ave Maria (Schubert)
  • Ave Maria (Gounod)
  • Carinhoso (Pixinguinha) – “Meu coração, não sei porque, bate feliz quando te vê”
  • Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) – “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela, a menina que vem e que passa, no doce balanço a caminho do mar”
  • Maria Maria (Milton Nascimento) – “Maria, Maria, é um dom, uma certa magia, uma força que nos alerta, uma mulher que merece viver e amar como outra qualquer do planeta”
  • Menina Amarelinha (Roberto Carlos) – “Maria, essa menina amarela, é um sol que não se apaga, ela é a coisa mais bela”
  • Oração de São Francisco (versão de Nando Cordel) – “Onde houver treva que eu leve a luz, onde houver ódio que eu leve o amor, onde houver ofensa que eu leve o perdão, onde houver discórdia que eu leve a união, onde houver dúvida que eu leve a fé, onde houver erro que eu leve a verdade, onde houver desespero que eu leve a esperança, onde houver tristeza que eu leve a alegria, onde houver sombra que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna.”

As músicas mais religiosas

Além das músicas que mencionam Maria de forma mais sutil, existem também aquelas que são mais diretamente ligadas à religiosidade e à devoção mariana. Algumas delas são:

  • Salve Regina (cântico litúrgico) – “Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.”
  • Hino a Nossa Senhora (Padre José Maurício Nunes Garcia) – “Ó Virgem Maria, mãe de Deus e nossa mãe, doce estrela que nos guia ao porto do eterno bem. Tu que és a Virgem pura, a mais bela das criaturas, a quem o céu resplandece em luz de graça e formosura. Tu és o tabernáculo em que habita o Verbo eterno, e és a mãe do Salvador, que nos liberta do inferno. Para ti elevamos nossos corações, ó Mãe querida, e te pedimos que nos guies pela senda da vida.”
  • Louvemos agora a Maria (cântico litúrgico) – “Louvemos agora a Maria, a mãe do nosso Salvador, que deu à luz o Verbo divino, que é a luz do mundo e o nosso amor. Bendita sejas, ó Maria, por Deus escolhida para mãe, és a rainha do universo, a nossa estrela da manhã.”

Por que Maria é tão importante na religião católica?

Maria é considerada a mãe de Jesus Cristo, o filho de Deus. Por isso, ela é venerada e considerada uma intercessora poderosa junto a Deus. Além disso, Maria é vista como um exemplo de humildade, pureza e submissão à vontade divina. A devoção a Maria é muito comum entre os católicos, que acreditam que ela pode interceder por eles junto a Deus e ajudá-los em suas necessidades espirituais e materiais.

Qual é o significado da Ave Maria?

A Ave Maria é uma oração muito conhecida pelos católicos, que acreditam que ela foi inspirada no momento em que o anjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a mãe de Jesus. A primeira parte da oração é uma saudação à Virgem Maria, enquanto a segunda parte é um pedido para que ela interceda por nós junto a Deus. A Ave Maria é uma oração muito poderosa e é frequentemente utilizada pelos católicos em momentos de dificuldade ou devoção.

Por que Maria é associada ao mar?

Maria é muitas vezes associada ao mar por causa de sua pureza, humildade e submissão à vontade divina. O mar é visto como um símbolo da grandeza e da força de Deus, enquanto Maria é vista como uma figura humana que se submete à vontade divina com humildade e confiança. Além disso, muitas cidades costeiras do mundo todo são dedicadas a Maria, como Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre, e Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte, o que reforça essa associação entre a Virgem Maria e o mar.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Maria é uma figura muito importante na religião católica e na cultura brasileira como um todo. Suas virtudes de humildade, pureza e submissão à vontade divina são admiradas e veneradas pelos fiéis, que encontram na devoção a ela uma forma de se aproximar de Deus e de buscar ajuda em momentos de dificuldade. As músicas que falam de Maria são um reflexo dessa devoção e da importância que ela tem para os católicos e para o povo brasileiro.

FAQs

1. A devoção a Maria é exclusiva da religião católica?

Não necessariamente. Embora a devoção a Maria seja mais comum entre os católicos, outras denominações cristãs também reconhecem a importância da Virgem Maria como mãe de Jesus e como um exemplo de virtude e devoção.

2. É preciso ser católico para apreciar as músicas que falam de Maria?

Não. As músicas que mencionam ou têm como tema principal a figura de Maria podem ser apreciadas por pessoas de todas as religiões e mesmo por aqueles que não têm uma crença religiosa específica. A devoção a Maria é um aspecto importante da cultura brasileira e as músicas que falam dela fazem parte desse patrimônio cultural.

3. Qual é a relação entre a devoção a Maria e a figura da mulher na sociedade brasileira?

A devoção a Maria pode ser vista como uma forma de valorização da figura feminina na religião e na cultura brasileira. Maria é vista como um exemplo de virtude, humildade e submissão à vontade divina, e sua devoção pode ser vista como uma forma de reconhecer a importância das mulheres na sociedade e na família.

Related video of musicas que falam de maria

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait