Música De Jorge Aragão: Identidade

Reza May 9, 2021
Aragão Identidade (Álbum "Chorando Estrelas") [Áudio Oficial

Jorge Aragão é um cantor, compositor e instrumentista brasileiro, conhecido por suas músicas que misturam o samba com outros ritmos como o jazz e o blues. Aragão tem uma carreira de mais de 40 anos e já lançou mais de 20 álbuns. Uma das características mais marcantes de suas composições é a presença de letras que falam sobre a identidade brasileira, valorizando a cultura e a história do país.

Quem é Jorge Aragão?

Jorge Aragão nasceu em 1º de março de 1949, no bairro de Padre Miguel, no Rio de Janeiro. Aos 8 anos de idade, começou a estudar cavaquinho e violão. Na década de 70, fez parte do grupo Fundo de Quintal, que revolucionou o samba ao incluir novos instrumentos como o banjo e o reco-reco. Em 1980, Aragão iniciou sua carreira solo, lançando o álbum “Jorge Aragão”. Desde então, lançou diversos outros álbuns e é considerado um dos maiores nomes do samba brasileiro.

Identidade na música de Jorge Aragão

Uma das características mais marcantes das músicas de Jorge Aragão é a presença de letras que falam sobre a identidade brasileira, valorizando a cultura e a história do país. Em suas composições, Aragão aborda temas como a religiosidade, a vida nas comunidades, a natureza, a história do samba e a importância da música na vida das pessoas.

Um exemplo de música de Jorge Aragão que fala sobre a identidade brasileira é “Coisa de Pele”, lançada em 1987. A letra da música fala sobre a miscigenação brasileira e a importância da diversidade cultural:

Preta, mulata, marrom, canela
Tudo é coisa de pele
Festa, cachaça, mandinga, reza
Tudo é coisa de preto

Outra música de Jorge Aragão que fala sobre a identidade brasileira é “Brasil, pandeiro”, lançada em 1994. A letra da música faz referência a diversos elementos da cultura brasileira, como o samba, o futebol e a culinária:

Ô, país do samba
De terreiro, de bamba
De pandeiro, de capoeira
Ô, país do futebol
Da feijoada, do acarajé
De todas as raças, de todas as cores

Legado de Jorge Aragão

Jorge Aragão é um dos maiores nomes do samba brasileiro e sua música tem um grande impacto na cultura do país. Suas composições falam sobre a identidade brasileira e valorizam a cultura e a história do país. Além disso, Aragão é um instrumentista virtuoso e sua técnica influenciou diversos outros músicos brasileiros.

For more information, please click the button below.

Alguns dos maiores sucessos de Jorge Aragão incluem músicas como “Malandro”, “Vou Festejar”, “Coisa de Pele” e “Enredo do Meu Samba”. Aragão também é conhecido por compor diversos sambas-enredo para escolas de samba do Rio de Janeiro.

Conclusão

A música de Jorge Aragão é um reflexo da identidade brasileira, valorizando a cultura e a história do país. Suas composições falam sobre temas como a religiosidade, a vida nas comunidades, a natureza, a história do samba e a importância da música na vida das pessoas. Aragão é um dos maiores nomes do samba brasileiro e seu legado continua influenciando a música brasileira até os dias de hoje.

FAQs

1. Jorge Aragão ainda está na ativa?

Sim, Jorge Aragão ainda está na ativa e continua se apresentando em shows e lançando novos álbuns. Seu último álbum, “Jorge Aragão – Samba book: Jorge Aragão”, foi lançado em 2020.

2. Quantos álbuns Jorge Aragão já lançou?

Jorge Aragão já lançou mais de 20 álbuns ao longo de sua carreira solo.

3. Qual é a importância de Jorge Aragão para a música brasileira?

Jorge Aragão é considerado um dos maiores nomes do samba brasileiro e sua música tem um grande impacto na cultura do país. Suas composições falam sobre a identidade brasileira e valorizam a cultura e a história do país. Além disso, Aragão é um instrumentista virtuoso e sua técnica influenciou diversos outros músicos brasileiros.

Related video of musica de jorge aragão identidade

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait