Movimentos Articulares: Flexão, Extensão, Abdução E Adução

Reza May 12, 2021
Quais e como são as denominação dos movimentos

Os movimentos articulares são extremamente importantes para a mobilidade do corpo humano. Eles permitem que os ossos se movam em relação uns aos outros e, assim, possibilitam o deslocamento do corpo como um todo. Existem diversos tipos de movimentos articulares, mas neste artigo vamos falar especificamente sobre flexão, extensão, abdução e adução.

Flexão

A flexão é um movimento que ocorre em uma articulação quando dois ossos se aproximam um do outro. Essa aproximação é possível graças à contração de músculos específicos que agem sobre a articulação. A flexão pode ocorrer em diversas partes do corpo, como por exemplo:

  • Flexão do cotovelo: quando o braço é dobrado em direção ao ombro.
  • Flexão do joelho: quando a perna é dobrada em direção à coxa.
  • Flexão da coluna vertebral: quando a cabeça é abaixada em direção ao peito.

Extensão

A extensão é o movimento inverso da flexão, ou seja, ocorre quando dois ossos se afastam um do outro. Novamente, a extensão é possível graças à contração de músculos específicos que agem sobre a articulação. A extensão também pode ocorrer em diversas partes do corpo, como por exemplo:

  • Extensão do cotovelo: quando o braço é esticado para trás.
  • Extensão do joelho: quando a perna é esticada para trás.
  • Extensão da coluna vertebral: quando a cabeça é elevada em direção ao teto.

Abdução

A abdução é um movimento que ocorre em uma articulação quando um osso é afastado do outro em direção à lateral do corpo. Novamente, a abdução é possível graças à contração de músculos específicos que agem sobre a articulação. A abdução também pode ocorrer em diversas partes do corpo, como por exemplo:

  • Abdução do ombro: quando o braço é levantado para o lado.
  • Abdução do quadril: quando a perna é afastada para o lado.
  • Abdução dos dedos: quando os dedos são afastados uns dos outros.

Adução

A adução é o movimento inverso da abdução, ou seja, ocorre quando um osso é trazido de volta em direção ao outro. Novamente, a adução é possível graças à contração de músculos específicos que agem sobre a articulação. A adução também pode ocorrer em diversas partes do corpo, como por exemplo:

  • Adução do ombro: quando o braço é trazido de volta para o lado do corpo.
  • Adução do quadril: quando a perna é trazida de volta para o centro do corpo.
  • Adução dos dedos: quando os dedos são trazidos de volta uns em direção aos outros.

Conclusão

Os movimentos articulares são essenciais para a mobilidade do corpo humano. Flexão, extensão, abdução e adução são apenas alguns exemplos de movimentos que possibilitam o deslocamento do corpo como um todo. É importante lembrar que cada articulação tem sua própria amplitude de movimento e que o seu excesso pode levar a lesões graves.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Quais são os músculos responsáveis pelos movimentos articulares?

Cada movimento articulares tem músculos específicos responsáveis pela sua realização. Esses músculos podem ser voluntários ou involuntários, dependendo do tipo de movimento.

2. Como é possível aumentar a amplitude de movimento das articulações?

Existem exercícios específicos que podem ajudar a aumentar a amplitude de movimento das articulações. É importante lembrar que esses exercícios devem ser realizados com cuidado e sob orientação de um profissional da área da saúde.

3. Quais são os cuidados que devemos ter ao realizar exercícios que envolvem movimentos articulares?

Os principais cuidados que devemos ter ao realizar exercícios que envolvem movimentos articulares são: aquecimento adequado antes do exercício, realização dos exercícios com cuidado e sob orientação de um profissional da área da saúde, e respeito aos limites do corpo.

Related video of movimentos articulares flexão extensão abdução adução

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait