Móveis E Utensílios Ativo Ou Passivo

Reza August 25, 2022
Utensílios de cozinha, separamos as melhores dicas! Receidelícia

Muitos empresários e contadores têm dúvidas em relação à classificação dos móveis e utensílios de uma empresa como ativo ou passivo. Essa é uma questão importante, pois interfere diretamente no balanço patrimonial da empresa e na sua contabilidade.

O que são móveis e utensílios?

Móveis e utensílios são bens materiais que uma empresa utiliza em suas atividades diárias. Eles são considerados bens de uso, ou seja, não são destinados à venda, mas sim utilizados para a produção de bens ou serviços. Exemplos de móveis e utensílios são:

  • Mesas e cadeiras;
  • Armários e estantes;
  • Computadores e impressoras;
  • Equipamentos de cozinha;
  • Ferramentas;
  • Máquinas;
  • Veículos da empresa;
  • Etc.

Móveis e utensílios como ativo

Os móveis e utensílios podem ser classificados como ativo quando são considerados investimentos da empresa. Ou seja, quando são adquiridos com o objetivo de gerar renda ou aumentar a produtividade do negócio. Nesse caso, eles são registrados no ativo imobilizado da empresa.

Para que um móvel ou utensílio seja considerado como ativo, é necessário que atenda a alguns critérios, como:

  • Ter vida útil superior a um ano;
  • Ser utilizado na produção de bens ou serviços da empresa;
  • Não ser destinado à venda;
  • Ter valor de aquisição superior a um determinado valor (que varia de acordo com a legislação tributária).

Quando um móvel ou utensílio é classificado como ativo, ele é registrado no balanço patrimonial da empresa como um bem de uso e pode ser depreciado ao longo do tempo. A depreciação é uma forma de contabilizar a perda de valor do bem ao longo de sua vida útil.

Móveis e utensílios como passivo

Os móveis e utensílios podem ser classificados como passivo quando são considerados despesas da empresa. Ou seja, quando são adquiridos com o objetivo de suprir necessidades imediatas do negócio, sem gerar renda ou aumentar a produtividade. Nesse caso, eles são registrados como custos ou despesas no momento da aquisição.

For more information, please click the button below.

Um móvel ou utensílio é classificado como passivo quando não atende aos critérios para ser considerado como ativo, como ter vida útil inferior a um ano, não ser utilizado na produção de bens ou serviços da empresa ou ser destinado à venda.

Quando um móvel ou utensílio é classificado como passivo, ele é registrado no balanço patrimonial da empresa como um custo ou despesa e não pode ser depreciado ao longo do tempo.

Exemplo prático

Para entender melhor a diferença entre móveis e utensílios como ativo ou passivo, vamos ver um exemplo prático:

Uma empresa de serviços de alimentação decide adquirir uma nova geladeira para sua cozinha. Essa geladeira será utilizada para armazenar alimentos e não será destinada à venda. Seu valor de aquisição é de R$ 5.000,00.

Para decidir se essa geladeira deve ser classificada como ativo ou passivo, a empresa deve avaliar se ela atende aos critérios para ser considerada como investimento ou despesa.

Se a empresa considerar que a geladeira é um investimento, ela deve ser registrada no ativo imobilizado da empresa e depreciada ao longo de sua vida útil. Se a empresa considerar que a geladeira é uma despesa, ela deve ser registrada como custo ou despesa no momento da aquisição.

Conclusão

A classificação dos móveis e utensílios de uma empresa como ativo ou passivo pode ter um impacto significativo na contabilidade e no balanço patrimonial da empresa. É importante que os empresários e contadores entendam as diferenças entre essas duas categorias e saibam como classificar corretamente cada bem da empresa.

FAQs

1. Como saber se um móvel ou utensílio é um ativo ou passivo?

Para classificar um móvel ou utensílio como ativo ou passivo, é necessário avaliar se ele atende aos critérios para ser considerado como investimento ou despesa. Entre esses critérios estão a vida útil do bem, o seu valor de aquisição, a sua destinação (se é para a produção de bens ou serviços da empresa ou para a venda) e outros fatores que podem variar de acordo com a legislação tributária.

2. É possível reclassificar um móvel ou utensílio de passivo para ativo?

Sim, é possível reclassificar um móvel ou utensílio de passivo para ativo se ele passar a atender aos critérios para ser considerado como investimento. Por exemplo, se uma empresa adquire um computador para uso imediato, mas depois decide utilizá-lo na produção de um novo produto, esse computador pode ser reclassificado como ativo.

3. Como a classificação dos móveis e utensílios afeta o balanço patrimonial da empresa?

A classificação dos móveis e utensílios como ativo ou passivo afeta diretamente o balanço patrimonial da empresa. Quando um bem é classificado como ativo, ele é registrado como um bem de uso e pode ser depreciado ao longo do tempo. Quando um bem é classificado como passivo, ele é registrado como um custo ou despesa e não pode ser depreciado.

Related video of móveis e utensílios ativo ou passivo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait