Meu Cachorro Está Tossindo Como Se Estivesse Engasgado

Reza January 17, 2022
Tosse em cachorros saiba o que pode ser e como tratar esse problema

Introdução

Se você é dono de um cachorro, provavelmente já se deparou com situações em que o seu pet apresenta sintomas de alguma doença. Quando isso acontece, é normal se sentir preocupado e querer buscar informações para entender o que está acontecendo com o seu animal de estimação. Uma das situações que pode ocorrer é o cachorro tossir como se estivesse engasgado. Neste artigo, vamos explicar o que pode estar causando esse sintoma e o que você deve fazer para ajudar o seu cachorro.

O que pode estar causando a tosse em cachorros?

A tosse é um sintoma que pode ser causado por diversas condições em cachorros. Algumas das principais causas incluem:

1. Infecções respiratórias

Assim como os humanos, os cachorros também podem contrair infecções respiratórias, como bronquite, pneumonia e traqueobronquite infecciosa (conhecida como tosse dos canis). Essas doenças podem causar tosse em cachorros e outros sintomas, como febre, letargia e falta de apetite.

2. Alérgenos

Assim como os humanos, os cachorros também podem ser alérgicos a certas substâncias, como pólen, mofo, poeira e produtos químicos. Quando um cachorro é exposto a um alérgeno, ele pode apresentar sintomas como tosse, espirros e coceira na pele.

3. Corpo estranho na garganta

Às vezes, os cachorros podem engolir objetos que ficam presos na garganta, causando tosse e dificuldade para respirar. Os objetos mais comuns incluem ossos, pedaços de brinquedos e pedaços de comida.

4. Doenças cardíacas

Algumas doenças cardíacas podem causar tosse em cachorros, especialmente quando o animal se exercita. Isso ocorre porque o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo, o que faz com que o fluido se acumule nos pulmões e cause tosse.

For more information, please click the button below.

O que fazer se o meu cachorro está tossindo como se estivesse engasgado?

Se o seu cachorro está tossindo como se estivesse engasgado, é importante procurar um veterinário imediatamente. Dependendo da causa da tosse, o veterinário pode prescrever medicamentos para aliviar os sintomas ou tratar a causa subjacente da tosse. Enquanto espera pela consulta com o veterinário, você pode ajudar o seu cachorro de algumas maneiras:

1. Mantenha o cachorro calmo

Quando um cachorro está tossindo, ele pode ficar ansioso e agitado, o que pode piorar os sintomas. Tente manter o seu cachorro calmo, dando-lhe um lugar tranquilo para descansar e acariciando-o suavemente.

2. Ofereça água

Ofereça bastante água ao seu cachorro para evitar a desidratação, especialmente se ele estiver tossindo com frequência.

3. Evite exercícios intensos

Evite exercícios intensos enquanto o seu cachorro estiver tossindo. O exercício pode piorar a tosse e causar mais desconforto para o animal.

Conclusão

A tosse em cachorros pode ser causada por várias condições diferentes, e é importante procurar um veterinário se o seu animal apresentar esse sintoma. Enquanto espera pela consulta com o veterinário, você pode ajudar o seu cachorro a se sentir mais confortável, mantendo-o calmo, oferecendo água e evitando exercícios intensos. Lembre-se de que a prevenção é a melhor maneira de manter o seu cachorro saudável, por isso, certifique-se de seguir as recomendações do veterinário para manter o seu animal de estimação saudável.

FAQs

1. Meu cachorro está tossindo com frequência. Devo me preocupar?

Sim, se o seu cachorro está tossindo com frequência, você deve procurar um veterinário imediatamente. A tosse pode ser um sintoma de uma condição subjacente mais grave, e quanto mais cedo você procurar ajuda, melhor será o prognóstico para o seu cachorro.

2. Posso dar remédios para o meu cachorro sem consultar um veterinário?

Não. Nunca dê medicamentos ao seu cachorro sem consultar um veterinário primeiro. Alguns medicamentos podem ser tóxicos para cachorros, e outros podem interagir com outros medicamentos que o seu animal já está tomando. Sempre consulte um veterinário antes de dar qualquer medicamento ao seu cachorro.

3. Como posso prevenir a tosse em cachorros?

A melhor maneira de prevenir a tosse em cachorros é manter o seu animal de estimação saudável com uma dieta equilibrada, exercício regular e visitas regulares ao veterinário. Certifique-se de manter o seu cachorro atualizado com todas as vacinas e tratamentos preventivos, como vermífugos e antipulgas.

Related video of meu cachorro está tossindo como se estivesse engasgado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait