Meridiano Que Separa Ocidente E Oriente

Reza September 1, 2022
qual lado ( esquerdo ou direito ) fica o oriente e qual o ocidente

O meridiano que separa o ocidente e o oriente é uma linha imaginária que divide o globo terrestre em duas partes, sendo uma delas o hemisfério ocidental e a outra o hemisfério oriental. Essa linha é conhecida como meridiano de Greenwich, ou prime meridian em inglês.

Origem do meridiano de Greenwich

O meridiano de Greenwich foi estabelecido em 1884 durante a Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, DC. Na época, havia muitos meridianos diferentes sendo usados em todo o mundo, o que tornava difícil a comunicação e a navegação entre os países.

Para resolver esse problema, foi decidido que o meridiano de Greenwich seria o meridiano principal, ou seja, a linha de referência a partir da qual todas as outras linhas de longitude seriam medidas. Isso tornou a navegação mais fácil e mais precisa, e também facilitou a comunicação entre diferentes países e fusos horários.

O meridiano de Greenwich como referência para os fusos horários

O meridiano de Greenwich também é usado como referência para os fusos horários em todo o mundo. Cada fuso horário é definido como uma diferença de uma hora em relação ao meridiano de Greenwich. Por exemplo, se um determinado país está a 2 horas a leste de Greenwich, seu fuso horário será definido como GMT+2.

Isso significa que, quando são 12h em Greenwich, é 14h no país que está a 2 horas a leste. Da mesma forma, se um país está a 5 horas a oeste de Greenwich, seu fuso horário será definido como GMT-5. Isso significa que, quando são 12h em Greenwich, é 7h da manhã no país que está a 5 horas a oeste.

Por que o meridiano de Greenwich foi escolhido como referência?

O meridiano de Greenwich foi escolhido como referência porque passa pelo Observatório Real de Greenwich, em Londres, Inglaterra. Este observatório foi fundado em 1675 pelo rei Charles II, e foi um dos primeiros observatórios astronômicos do mundo.

For more information, please click the button below.

O Observatório Real de Greenwich desempenhou um papel importante na história da navegação, pois foi lá que se desenvolveram muitos dos instrumentos e técnicas usados pelos navegadores para determinar suas posições no mar. Alguns desses instrumentos incluem o sextante, o relógio de marinha e o telescópio.

Por causa de sua importância histórica e científica, o meridiano de Greenwich foi escolhido como referência para os fusos horários e como a linha que separa o ocidente e o oriente.

O meridiano de Greenwich e a linha internacional de data

A linha internacional de data é outra linha imaginária que percorre o globo terrestre, e que está localizada aproximadamente do outro lado do meridiano de Greenwich, a 180 graus de longitude a leste ou oeste.

Enquanto o meridiano de Greenwich é a linha que separa o ocidente e o oriente, a linha internacional de data é a linha que separa um dia do outro. Isso significa que, quando se cruza a linha internacional de data de leste para oeste, adiciona-se um dia ao calendário, e quando se cruza de oeste para leste, subtrai-se um dia.

Por exemplo, se alguém viajar de Tóquio, no Japão, para Los Angeles, nos Estados Unidos, cruzando a linha internacional de data de oeste para leste, irá subtrair um dia do calendário. Isso significa que, se for domingo em Tóquio, será sábado em Los Angeles.

Conclusão

O meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que separa o globo terrestre em duas partes, sendo uma delas o hemisfério ocidental e a outra o hemisfério oriental. Ele é usado como referência para os fusos horários em todo o mundo, e também como a linha que separa o ocidente e o oriente. O meridiano de Greenwich foi escolhido como referência porque passa pelo Observatório Real de Greenwich, em Londres, Inglaterra, que desempenhou um papel importante na história da navegação.

FAQs

1. Quais são os outros meridianos importantes?

Além do meridiano de Greenwich, existem outros meridianos importantes que são usados em todo o mundo, como o meridiano de Paris (que passa pelo Observatório de Paris), o meridiano de Roma (que passa pelo Coliseu), e o meridiano de Washington (que passa pelo antigo Observatório Naval dos Estados Unidos).

2. Qual é a diferença entre o meridiano de Greenwich e o equador?

O meridiano de Greenwich é uma linha que divide o globo terrestre em duas partes, enquanto o equador é uma linha imaginária que circunda o globo terrestre a meio caminho entre os polos. O equador é usado como referência para a latitude, que é medida em graus norte ou sul do equador.

3. Como os fusos horários afetam as viagens internacionais?

Os fusos horários podem afetar significativamente as viagens internacionais, pois podem causar jet lag, que é uma condição que ocorre quando o relógio biológico do corpo fica desregulado devido a mudanças rápidas no fuso horário. Para minimizar os efeitos do jet lag, é recomendável ajustar gradualmente o horário de sono e alimentação antes e depois da viagem, e também evitar bebidas alcoólicas e cafeína durante o voo.

Related video of meridiano que separa ocidente e oriente

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait