Mapa Mental Sobre A Arte Barroca

Reza July 31, 2021
Pin em MAPAS MENTAIS QUE VÃO MUDAR SUA VIDA

O que é a Arte Barroca?

A Arte Barroca é um estilo artístico que surgiu na Europa no final do século XVI e se desenvolveu até meados do século XVIII. Esse estilo foi caracterizado por um grande exagero e ornamentação em suas obras, com o objetivo de impressionar e emocionar o público.

Principais Características da Arte Barroca

  • Exagero e ornamentação em suas obras;
  • Uso de contrastes de luz e sombra para criar efeitos dramáticos;
  • Detalhes realistas e minuciosos;
  • Uso de cores vibrantes e contrastantes;
  • Representações religiosas e mitológicas;
  • Uso de curvas e formas sinuosas;
  • Grandiosidade e teatralidade em suas obras.

Principais Artistas Barrocos

  • Caravaggio;
  • Bernini;
  • Rubens;
  • Rembrandt;
  • Velázquez;
  • Vermeer.

Arquitetura Barroca

A arquitetura barroca é caracterizada por sua grandiosidade e ornamentação. O uso de curvas, formas sinuosas e detalhes minuciosos são elementos comuns nesse estilo. Alguns dos exemplos mais famosos de arquitetura barroca são a Basílica de São Pedro, em Roma, e o Palácio de Versalhes, na França.

Pintura Barroca

A pintura barroca é caracterizada pelo uso de contrastes de luz e sombra para criar efeitos dramáticos e realistas. As representações religiosas e mitológicas são comuns nesse estilo, assim como a utilização de cores vibrantes e contrastantes. Alguns dos exemplos mais famosos de pintura barroca são as obras de Caravaggio, Rubens e Rembrandt.

Escultura Barroca

A escultura barroca é caracterizada pela representação realista e dramática de figuras religiosas e mitológicas. A utilização de curvas e formas sinuosas também é comum nesse estilo. Algumas das esculturas barrocas mais famosas são a Fontana di Trevi, em Roma, e a escultura de David, de Bernini.

Conclusão

A Arte Barroca foi um estilo artístico que surgiu na Europa no final do século XVI e se desenvolveu até meados do século XVIII. Esse estilo foi caracterizado por um grande exagero e ornamentação em suas obras, com o objetivo de impressionar e emocionar o público. A arquitetura, pintura e escultura barroca são exemplos de como esse estilo se manifestou nas artes visuais.

FAQs

1. O que significa a palavra “barroco”?

A palavra “barroco” vem do termo português “barroco”, que significa “pérola irregular”. Esse termo foi utilizado para descrever o estilo artístico por causa de sua ornamentação exagerada e irregular.

For more information, please click the button below.

2. Qual a diferença entre a Arte Barroca e a Arte Renascentista?

A Arte Renascentista valorizava a harmonia e a proporção em suas obras, enquanto a Arte Barroca valorizava o exagero e a ornamentação. Além disso, a Arte Renascentista tinha uma abordagem mais clássica e racional, enquanto a Arte Barroca era mais emocional e dramática.

3. A Arte Barroca ainda é influente na arte contemporânea?

Sim, a Arte Barroca ainda é influente na arte contemporânea. Muitos artistas contemporâneos utilizam elementos barrocos em suas obras, como o uso de contrastes de luz e sombra e a representação realista e dramática de figuras.

Related video of mapa mental sobre arte barroca

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait