Mapa Mental Sobre A Pré-História

Reza July 5, 2022
mapa mental história (préhistoria) Pré história resumo, Como estudar

A pré-história é um período que se estende desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, por volta de 4000 a.C. Durante esse período, o homem evoluiu sua capacidade cognitiva e desenvolveu habilidades e técnicas para sobreviver em um ambiente hostil. Neste mapa mental, vamos explorar os principais aspectos da pré-história.

Principais períodos da pré-história

  • Paleolítico: período que se estende desde o surgimento do homem até aproximadamente 10.000 a.C. Durante esse período, o homem vivia em grupos nômades, caçando e coletando alimentos em um ambiente natural.
  • Neolítico: período que se estende de 10.000 a.C. até a invenção da escrita, por volta de 4000 a.C. Durante esse período, o homem desenvolveu a agricultura e a domesticação de animais, o que permitiu a fixação em um determinado local.
  • Idade dos Metais: período que se estende desde a invenção da escrita até a Idade Média. Durante esse período, o homem descobriu a técnica de trabalhar metais e desenvolveu a metalurgia.

Principais características da pré-história

  • Cultura material: os artefatos produzidos pelo homem durante a pré-história são uma das principais fontes de informação sobre esse período. Ferramentas de pedra, ossos e madeira, cerâmica e objetos de metal são exemplos de artefatos encontrados em sítios arqueológicos.
  • Arte rupestre: as pinturas e gravuras em cavernas e paredes rochosas são outra fonte importante de informação sobre a pré-história. Essas representações retratam cenas de caça, animais, figuras humanas e padrões geométricos.
  • Sociedade primitiva: durante a pré-história, a sociedade era organizada em grupos nômades ou sedentários, que viviam da caça, pesca e coleta ou da agricultura e pecuária.
  • Religião: o homem pré-histórico desenvolveu rituais e crenças religiosas relacionadas ao mundo natural e aos espíritos dos antepassados.

Principais avanços da pré-história

  • Invenção da roda: a roda foi uma das principais invenções da pré-história, permitindo o transporte de bens e pessoas com mais facilidade.
  • Desenvolvimento da agricultura: a agricultura permitiu a fixação em um determinado local e o desenvolvimento de sociedades mais complexas.
  • Domesticação de animais: a domesticação de animais permitiu a produção de carne, leite e lã, além de auxiliar no trabalho agrícola e no transporte.
  • Desenvolvimento da metalurgia: a metalurgia permitiu a produção de ferramentas e armas mais resistentes e eficientes.

Conclusão

A pré-história é um período fascinante da história da humanidade, que nos permite compreender como o homem evoluiu e se adaptou ao ambiente em que vive. Por meio de artefatos, arte rupestre e outros vestígios, é possível reconstruir aspectos da vida dos nossos antepassados e entender como eles desenvolveram habilidades e tecnologias que foram fundamentais para a sobrevivência e o progresso da humanidade.

FAQs

1. Como os arqueólogos estudam a pré-história?

Os arqueólogos estudam a pré-história por meio da análise de artefatos, como ferramentas de pedra, ossos, cerâmica e objetos de metal, além de arte rupestre e outros vestígios encontrados em sítios arqueológicos. Eles utilizam técnicas de datação por radiocarbono e outras metodologias para determinar a idade dos artefatos e reconstruir aspectos da vida dos povos pré-históricos.

2. Como os povos pré-históricos se comunicavam?

Não há registros escritos da pré-história, por isso não se sabe exatamente como os povos pré-históricos se comunicavam. No entanto, sabe-se que eles utilizavam gestos, sinais sonoros e linguagem corporal para se comunicar e que, provavelmente, desenvolveram alguma forma de linguagem oral.

3. Como a pré-história influenciou a evolução da humanidade?

A pré-história foi um período fundamental para a evolução da humanidade, pois foi durante esse período que o homem desenvolveu habilidades e tecnologias que foram fundamentais para a sobrevivência e o progresso da humanidade. A invenção da roda, o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais são exemplos de avanços que tiveram um impacto significativo na história da humanidade.

For more information, please click the button below.

Related video of mapa mental sobre a pré história

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait