Mapa Mental: Ciclo Do Nitrogênio

Reza November 3, 2021
MAPA MENTAL SOBRE CICLO DO NITROGÊNIO STUDY MAPS

O ciclo do nitrogênio é um processo biogeoquímico importante para a manutenção da vida na Terra. Ele envolve vários processos que transformam o nitrogênio atmosférico em compostos orgânicos e inorgânicos que podem ser utilizados pelos seres vivos. Neste mapa mental, vamos explorar as diferentes etapas do ciclo do nitrogênio.

Nitrogênio atmosférico

O nitrogênio atmosférico (N2) é o principal reservatório de nitrogênio na Terra. No entanto, ele não pode ser utilizado diretamente pelos seres vivos. Para ser aproveitado, o nitrogênio precisa ser fixado em compostos químicos que possam ser utilizados pelos organismos.

Fixação do nitrogênio

A fixação do nitrogênio é o processo pelo qual o nitrogênio gasoso é convertido em compostos nitrogenados utilizáveis pelos organismos. Isso pode ocorrer de duas maneiras:

  • Fixação biológica: realizada por bactérias e cianobactérias que vivem em simbiose com plantas ou em ambientes livres. Esses organismos possuem a enzima nitrogenase, capaz de converter o N2 em amônia (NH3) ou em íons amônio (NH4+).
  • Fixação não-biológica: ocorre através de processos industriais, como a produção de fertilizantes nitrogenados a partir do gás natural.

Nitrificação

A nitrificação é o processo pelo qual a amônia e os íons amônio são oxidados em nitrito (NO2-) e nitrato (NO3-), respectivamente. Esse processo é realizado por duas espécies de bactérias:

  • Bactérias nitrosas: convertem a amônia em nitrito;
  • Bactérias nitrificantes: convertem o nitrito em nitrato.

Assimilação

A assimilação é o processo pelo qual os organismos utilizam o nitrogênio para sintetizar compostos orgânicos, como aminoácidos e proteínas. Os organismos obtêm o nitrogênio a partir dos compostos nitrogenados presentes no solo ou na água.

Desnitrificação

A desnitrificação é o processo pelo qual os compostos nitrogenados são convertidos novamente em nitrogênio gasoso. Esse processo é realizado por bactérias anaeróbicas em ambientes sem oxigênio.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O ciclo do nitrogênio é um processo complexo e fundamental para a manutenção da vida na Terra. Ele envolve a conversão do nitrogênio atmosférico em compostos nitrogenados utilizáveis pelos seres vivos, a assimilação desses compostos pelos organismos e a conversão novamente em nitrogênio gasoso. Compreender o ciclo do nitrogênio é importante para entendermos como os ecossistemas funcionam e como podemos manejar adequadamente os recursos naturais.

FAQs

1. Como a fixação do nitrogênio é realizada?

A fixação do nitrogênio pode ocorrer de duas maneiras: biológica e não-biológica. A fixação biológica é realizada por bactérias e cianobactérias que possuem a enzima nitrogenase, capaz de converter o N2 em amônia (NH3) ou em íons amônio (NH4+). Já a fixação não-biológica ocorre através de processos industriais, como a produção de fertilizantes nitrogenados a partir do gás natural.

2. O que é nitrificação?

A nitrificação é o processo pelo qual a amônia e os íons amônio são oxidados em nitrito (NO2-) e nitrato (NO3-), respectivamente. Esse processo é realizado por duas espécies de bactérias: as nitrosas, que convertem a amônia em nitrito, e as nitrificantes, que convertem o nitrito em nitrato.

3. Por que é importante compreender o ciclo do nitrogênio?

O ciclo do nitrogênio é importante para entendermos como os ecossistemas funcionam e como podemos manejar adequadamente os recursos naturais. Ele é fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois permite a transformação do nitrogênio atmosférico em compostos nitrogenados utilizáveis pelos seres vivos.

Related video of mapa mental ciclo do nitrogênio

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait