Mapa Mental Células Eucariontes E Procariontes

Reza November 2, 2022
MAPA MENTAL CÉLULA EUCARIONTE E PROCARIONTE Biologia Celular

Um mapa mental é uma técnica de estudo que ajuda a organizar informações de maneira visual e hierárquica, facilitando a compreensão e a memorização de conceitos complexos. No caso das células, um mapa mental pode ser uma ferramenta útil para entender as diferenças entre os tipos de células mais comuns: as células procariontes e as células eucariontes.

Células procariontes

As células procariontes são as mais simples e antigas formas de vida na Terra. Elas são encontradas principalmente em bactérias e cianobactérias, organismos unicelulares que podem viver em ambientes variados, como água, solo, ar e corpos de seres vivos.

Algumas características das células procariontes incluem:

  • Não possuem núcleo definido: o material genético (DNA) fica disperso no citoplasma;
  • Não possuem organelas membranosas (como mitocôndrias, retículo endoplasmático e complexo de Golgi);
  • Possuem parede celular, que pode ser composta por peptidoglicano, quitina ou outros materiais;
  • Possuem flagelos ou pili, estruturas que ajudam na movimentação e aderência à superfície;
  • Podem apresentar plasmídeos, pequenas moléculas de DNA que carregam genes extras e podem ser transmitidos entre células.

Os exemplos mais comuns de bactérias procariontes são o Escherichia coli, que vive no intestino humano, e o Bacillus anthracis, causador da doença do carbúnculo.

Células eucariontes

As células eucariontes são mais complexas e evoluídas que as procariontes. Elas são encontradas em organismos multicelulares (como plantas, animais e fungos) e em alguns unicelulares (como protozoários).

Algumas características das células eucariontes incluem:

For more information, please click the button below.
  • Possuem núcleo definido, que abriga o material genético organizado em cromossomos;
  • Possuem organelas membranosas, como mitocôndrias (responsáveis pela produção de energia), retículo endoplasmático (responsável pela síntese e transporte de proteínas), complexo de Golgi (responsável pela modificação e distribuição de proteínas) e lisossomos (responsáveis pela digestão de macromoléculas);
  • Possuem citoesqueleto, conjunto de filamentos e microtúbulos que dá sustentação e forma à célula;
  • Podem apresentar parede celular (em plantas e algumas algas) ou não (em animais e protozoários);
  • Podem apresentar flagelos ou cílios, estruturas que ajudam na movimentação e na captação de alimentos.

Os exemplos mais comuns de células eucariontes são as células humanas, as células vegetais e as células de fungos como a Candida albicans.

Comparação entre células procariontes e eucariontes

As células procariontes e eucariontes apresentam diferenças significativas em relação à estrutura e às funções.

Algumas das principais diferenças entre as células procariontes e eucariontes são:

Característica Células procariontes Células eucariontes
Núcleo Indefinido, com o material genético disperso no citoplasma Definido, com o material genético organizado em cromossomos
Organelas membranosas Não possuem Possuem
Parede celular Possuem, composta por peptidoglicano, quitina ou outros materiais Possuem ou não, dependendo do tipo celular
Flagelos e pili Possuem para movimentação e aderência à superfície Possuem para movimentação e captura de alimentos
Tamanho Menor, geralmente entre 1 e 10 micrômetros Maior, geralmente entre 10 e 100 micrômetros

Além disso, as células eucariontes são mais complexas em relação às funções, permitindo maior especialização e divisão de trabalho entre as organelas. Isso possibilita a existência de organismos multicelulares, com diferentes tipos celulares desempenhando funções específicas.

Conclusão

O mapa mental de células procariontes e eucariontes ajuda a visualizar as diferenças e semelhanças entre esses tipos celulares, facilitando a compreensão dos conceitos e a memorização das informações. As células procariontes são mais simples e antigas, encontradas principalmente em bactérias e cianobactérias, enquanto as células eucariontes são mais complexas, encontradas em organismos multicelulares e alguns unicelulares. As diferenças entre as células procariontes e eucariontes incluem a presença ou ausência de núcleo definido, organelas membranosas, parede celular, flagelos e pili, e tamanho celular.

FAQs

1. Como as células procariontes se reproduzem?

As células procariontes se reproduzem por meio de um processo chamado divisão binária, no qual a célula se divide em duas células filhas idênticas. Esse processo é rápido e eficiente, permitindo que as bactérias se reproduzam rapidamente em condições favoráveis.

2. Por que as células eucariontes são maiores que as células procariontes?

As células eucariontes são maiores que as células procariontes porque possuem mais organelas e estruturas internas, que são necessárias para desempenhar funções específicas. Além disso, as células eucariontes podem se especializar em diferentes tipos celulares, permitindo uma maior diversidade e complexidade nos organismos multicelulares.

3. Todas as bactérias são procariontes?

Sim, todas as bactérias são procariontes, ou seja, possuem células sem núcleo definido e sem organelas membranosas. No entanto, nem todas as células procariontes são bactérias, já que existem outros tipos de organismos unicelulares que possuem células procariontes, como as cianobactérias.

Related video of mapa mental celulas eucariontes e procariontes

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait